Por que as mulheres pagam menos no seguro do automóvel? Entenda a precificação

O Garagem360 traz esta matéria para você entender melhor como funciona a precificação do seguro do automóvel; confira mais detalhes a seguir

Diversos fatores interferem no valor final do seguro e recentes estudos indicam que as mulheres pagam menos no seguro do automóvel. Por isso, o Garagem360 traz esta matéria para você entender melhor como funciona a precificação do seguro.

Entenda a precificação do seguro

Veja o que dizem as estatísticas sobre as mulheres no trânsito. Dados se referem a acidentes e multas em geral

Por terem condução mais cautelosa, preço do seguro é mais acessível para as mulheres (Foto: Reprodução/Freepik)

A precificação de uma apólice de seguro automotivo é baseada em diversos fatores, analisados pelas seguradoras, para chegar em um valor final.

Atualmente, um dos destaques sobre o assunto está voltado para a diferença de valor de apólice para mulheres e para os homens.

É conhecimento do mercado que as mulheres pagam valores menores no seu seguro automotivo, mas essa precificação não está atrelada apenas a isso.

O valor do seguro leva em consideração diversos fatores como idade do condutor, histórico de sinistros, cidade de circulação do veículo, modelo do veículo e também se é um automóvel muito visado para roubos e furtos, por exemplo.

Esses indicadores são analisados estatisticamente pelas seguradoras antes de definir o valor final de uma apólice.

Quando analisamos o perfil feminino, também é de conhecimento do mercado que as mulheres são mais cautelosas na direção do que os homens, registrando menos sinistros e até se envolvendo menos em acidentes e colisões.

Segundo estudo solicitado pela ZigNET à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre junho de 2021 e 2022, foram registradas 183% mais colisões envolvendo motoristas homens, em comparação às mulheres.

Por que as mulheres pagam menos no seguro do automóvel?

Levando em consideração dados do estudo Top 10*, realizado mensalmente pela Minuto Seguros, podemos analisar a apólice do HB20, carro mais vendido do Brasil no mês de março.

A apólice para o perfil feminino tem valor de R$ 3.019,40, quase 20% menor quando comparada com a masculina, que chega a custar R$ 3.712,72 para o mesmo veículo, na cidade de São Paulo.

Marcia Camacho, diretora de operações da Minuto Seguros, explica que esse é um dos pontos que influenciam a precificação das apólices de seguro auto.

“Além de se envolverem em menos acidentes, os danos são menores e mais fáceis de serem reparados quando há alguma situação envolvendo mulheres”, comentou Marcia.

A executiva reforça que apesar dos valores finais apresentarem certa diferença, a cobertura é a mesma para homens e mulheres.

“É necessário destacar que o seguro do automóvel para o perfil feminino tem a mesma base do perfil masculino, oferecendo as mesmas proteções contra roubo, furto e colisões, por exemplo. Além disso, existem também os mesmos tipos de assistências, como guincho e carro reserva. A diferença vai estar na análise estatística de cada caso, levando em consideração os pontos já destacados”, destaca.

Além disso, Marcia reforça a necessidade de comparar os preços em diversas seguradoras, e sempre acionar um corretor de seguros capacitado para ajudar na escolha do melhor produto.

“É importante lembrar que cada caso é único e que a maneira mais acertada de encontrar o melhor preço é comparar as cotações de várias seguradoras, escolhendo aquela que oferece a melhor cobertura, com excelente custo-benefício”, finaliza.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA