Por que alguns carros pegam fogo? Veja situações que levam a incêndios
Você sabe explicar por que alguns carros pegam fogo? Veja aqui alguns motivos para isso acontecer e dicas para evitar incêndios.
Verificar a saúde do carro é uma das obrigações de todos os motoristas. Isso porque manter o veículo bem conservado pode evitar problemas sérios, como os incêndios. Eles são bastante comuns e podem acontecer por conta da falta de manutenção correta ou por conta de outros fatores (como o clima). Mas você sabe explicar por que alguns carros pegam fogo? Veja aqui alguns motivos para isso acontecer e dicas manutenção para evitar incêndios..
Veja aqui por que alguns carros pegam fogo e como evitar incêndios
Por que alguns carros pegam fogo? – Pane elétrica
Todos os carros estão equipados com diversos itens que dependem da eletricidade para funcionar. E algumas panes podem ocorrer nestes sistemas elétricos. Ou seja, os equipamentos podem simplesmente parar de funcionar. E você estará correndo riscos. O motor, por exemplo, pode paralisar no meio do trânsito. Também existe o risco destas panes causar incêndios. Para que isso não aconteça, o carro precisa estar em dia com as revisões.
O motorista precisa tomar cuidado com fios desencapados no sistema e com a situação dos chicotes (e da caixa de fusíveis). No caso destes últimos dois, eles precisam estar bem conservados. Caso você consiga sentir que algumas destas peças estão com problemas, leve o carro até um mecânico de sua preferência.
Mangueira de alimentação e Combustível adulterado
Muitas vezes, incêndios em veículos podem ter sido causados por problemas na mangueira de alimentação. Este item tem como função fazer o transporte do combustível entre o tanque e o motor. Com o tempo, elas podem ressecar. E isso pode ocasionar um vazamento do combustível e provocar um incêndio. Neste caso, o proprietário precisará levar o carro até um mecânico para fazer uma verificação.
Lembrando que você precisa conferir ainda se a mangueira foi encaixada corretamente. Já que estamos falando de combustível, iremos falar de um outro ponto do veículo que o motorista também precisa prestar a atenção: a qualidade do combustível. Um combustível de má qualidade também pode causar vazamentos.
Sistema de arrefecimento
Alguns problemas no sistema de arrefecimento também podem explicar por que alguns carros pegam fogo. Mas você sabe qual é a função deste sistema em um carro? Ele tem como objetivo principal manter o motor do veículo refrigerado, visto que a temperatura deste componente pode ficar bastante alta durante seu funcionamento. E para o sistema de arrefecimento funcionar o motorista precisa adicionar um líquido específico.
Caso contrário, o motor pode fundir por causa do calor. No caso, o incêndio pode começar se o bloco ficar rachado e vazar fluídos (ou combustível) em áreas do veículo que já estão quentes. Para evitar este problema, é recomendado que o motorista fazer a verificação do nível do líquido no sistema. Sem falar que a temperatura também precisa ser monitorada constantemente.
Acessórios e equipamentos não homologados
Uma coisa bastante comum no mundo automotivo é a instalação de acessórios e equipamentos eletrônicos. Muitas pessoas fazem de tudo para deixar seu veículo mais equipado. Mas é vital que o dono do automóvel tenha bastante cuidado na hora de fazer a compra e na hora de instalá-lo. Especialistas recomendam que o motorista escolha por produtos homologados pela fabricante do veiculo.
Em muitos os casos, o uso de centrais multimídias ou sistemas de som automotivo não homologados podem exigir mais da bateria. Sem falar que a instalação precisa ser bem feita também. É necessário verificar se não existem fios desencapados
Outros fatores
Já falamos aqui má conservação de alguns componentes e a instalação de equipamentos podem causar incêndios. Mas existem alguns outros fatores que podem fazer o veículo pegar fogo. Neste caso, estamos falando, por exemplo, de certos lugares onde o motorista estaciona, como a grama.
A explicação é simples: as palhas ressecadas podem tocar em certas partes do veículo, como o propulsor. As altas temperaturas também podem causar incêndios. No caso, recomenda-se que o motorista não deixe vidros ou óculos no interior do veículo.
O que fazer em casos de incêndio?
Leia mais: Dicas de manutenção: mitos e verdades sobre os aditivos automotivos
Por fim, falaremos o que o motorista pode fazer em casos de incêndio. O primeiro passo é garantir a sua segurança e a segurança de outros motoristas (e dos pedestres). Especialistas recomendam que o condutor estacione o veículo em um lugar que esteja longe de outros carros e de pessoas. Depois, será necessário que ele desligue o propulsor do veículo e pegue o extintor de incêndio.
Para apagar o fogo com segurança, o dono do carro terá que abrir apenas uma parte do capô. Será neste momento que ele irá usar o extintor. Caso você perceba que usar apenas o extintor não dará conta das chamas, ligue para o corpo de bombeiros.
Com informações de Revista Auto Esporte/Noxcar
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.