Por que a Lamborghini não planeja a produção de carros elétricos? CEO esclarece

Entenda quais são os planos estratégicos da Lamborghini em relação aos carros elétricos. O CEO da marca explica que mudança será gradativa.

A marca conhecida por motores V10 e V12, pretende realizar a eletrificação de forma cautelosa, para que não abale o DNA da montadora. Entenda os detalhes, conforme explica o CEO da Lamborghini.

CEO da Lamborghini fala sobre o início da produção de carros elétricos (Foto: Divulgação)

Lamborghini sem carros elétricos? Marca deve desenvolver modelos 0 emissão de carbono somente daqui alguns anos

O assunto eletrificação com certeza está em pauta entre todas as montadoras ao redor do mundo, seja das que produzem carros mais populares, bem como as marcas que fabricam superesportivos, como por exemplo a Lamborghini.

Em entrevista ao portal Business Insider, o CEO da marca de hipercarros italiana, Stephan Winkelmann, explicou como a montadora está trabalhando o assunto.

Segundo ele, a empresa entende a necessidade de migrar para um futuro mais sustentável, e consequentemente, um momento de produção de carros elétricos. Porém, não é uma questão momentânea.

Conforme explicou Stephan ao portal, a marca ainda é muito relacionada aos motores V10 e V12, que por sua vez contam com determinadas características como o barulho, que exibe toda a potência do conjunto mecânico, por exemplo. Dessa forma, uma modificação muito abrupta poderia interferir no DNA da marca.

Diante desse cenário, a Lamborghini planeja uma alteração na linha de forma mais gradativa e em vários estágios, justamente para não modificar o legado da montadora. O CEO ainda reforçou que “Não é importante ser o primeiro a adotar, neste caso, a tecnologia, mas é preciso ser o melhor”.

Marca fará a transição de portfólio com carros elétricos de forma lenta e gradativa (Foto: Divulgação)

Marca venderá carros híbridos em breve, já os elétricos ainda devem demorar

Ainda durante a entrevista ao portal, o CEO da Lamborghini reforçou que o ano de 2022 será o último período em que a montadora venderá apenas carros movidos a combustão.  De acordo com ele, até 2024, a marca desenvolverá três modelos híbridos plug-in, que serão os sucessores de grandes nomes como o Aventador, o Huracan e o SUV Urus.

Ainda de acordo com o CEO, a estratégia da montadora italiana, de forma geral, é unir gerações diferentes, sem comprometer a essência da Lamborghini.

“Temos gerações que ainda estão muito atentas aos motores de combustão interna, e temos novas gerações que dizem: ‘queremos que você esteja em conformidade e que reduza as emissões. Temos que agir de acordo, sem diluir os valores da marca.”

Importante destacar que, a marca já anunciou que pretende reduzir as emissões de CO2 pela metade até 2025. O primeiro carro elétrico da marca deverá ser apresentado de forma global por volta de 2027 e 2028, ou seja, daqui bons seis anos.

Confirme o relato de Stephan, trata-se de um modelo de quatro lugares com capacidade de uso diário, o que nos deixa entender ser um modelo com alta autonomia. O SUV Urus também deverá ganhar versão 100% elétrica, após a marca iniciar a produção de modelos zero emissão de carbono.

Primeiro carro elétrico da montadora de hipercarros italiana deve ser lançado entre 2027 e 2028 (Foto: Divulgação)

Com informações de Business Insider

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile