Confira os pontos que vêm incomodando os donos do VW Polo 2023

Apesar de mais tecnológico e barato, o VW Polo 2023 estreou com mudanças que não agradaram a todos. Saiba quais são!

O VW Polo 2023 começou a ser vendido em setembro nas concessionárias de todo o país. O modelo veio renovado, com novo design e mudanças na mecânica.

Por outro lado, o hatch perdeu atributos que alguns consumidores não gostaram, apesar de o modelo ter ficado até R$ 7 mil mais barato que a versão 2022.

A seguir, confira o que o Garagem360 apurou e que vem incomodando um pouco quem apostou no novo VW Polo.

VW Polo 2023

O que decepciona no VW Polo 2023

As reações, realmente, foram diversas assim que o hatch foi lançado. Como já citado anteriormente, houve redução de preços nas nas versões Comfortline e Highline.

Preço baixo com menos atributos

Mas, com a redução, muita gente não gostou da perda de potência do motor TSI. Isso porque o propulsor 1.0 três-cilindros turboflex foi submetido a uma recalibração – deixando, assim, de  render 128/116 cv de potência (etanol/gasolina). Além disso, houve redução do torque máximo, que era de 20,4 kgfm.

Com motor turbo, as versões do Polo 2023 agora produzem 116/109 cv e 16,8 kgfm (com etanol ou gasolina).

A Volkswagen se manifestou e justificou que é a primeira vez que o valor do Polo sofreu redução na tabela. As versões automáticas Comfortline TSI e Highline TSI caíram, respectivamente de R$ 109.000 para R$ 102.990 e de R$ 117.000 para R$ 109.990.

Já a inédita versão TSI manual é oferecida por R$ 92.990.

VW Polo 2023 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Câmbio automático e tambor não agradaram

Mas vale ressaltar que, para reduzir os preços, o VW Polo 2023 perdeu outros atributos e o mais “reclamado” é o câmbio automático de seis marchas da Aisin AQ200, que fora substituído pela caixa AQ160 da extinta versão 1.6 MSI. Isso ocorreu devido à redução no torque, já que a caixa AQ160 é capaz de suportar o menor torque do motor 170 TSI.

Painel do novo Polo (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Outro ponto que vem incomodando e causando insatisfação é que o hatch, até a linha 2022, contava com freios a disco nas quatro rodas nas versões turbo – apenas as configurações 1.0 MPI e 1.6 MSI eram equipadas com pares traseiros a tambor.

Na linha 2023, todas as versões do Polo contam com freios traseiros a tambor – o que não agradou muito.

Para finalizar, os preços das versões da linha 2023 do VW Polo são:

  • MPI manual – R$ 82.990
  • TSI manual – R$ 92.990
  • Comfortline TSI AT – R$ 101.990
  • Highline TSI AT – R$ 109.990

 

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile