Pontos a ficar atento ao contratar seguros por aplicativo

Fique atento e compreenda os riscos envolvidos ao contratar seguros por aplicativos na hora de assegurar o seu carro.

Nos últimos meses, as seguradoras passaram a oferecer uma modalidade conhecida como “econômica” ou seguros por aplicativo, prometendo preços mais baixos e uma rede de oficinas credenciadas. À primeira vista, essa opção pode parecer fantástica e atrativa. Mas, é importante compreender as perdas e os riscos associados a essa escolha antes de tomar uma decisão.

Confira o alerta sobre 11 pontos nebulosos dos seguros por aplicativo

Fique atento aos riscos ao contratar seguros por aplicativo, para não ser enganado (Foto: Freepik)

A Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços para Excelência da Reparação Automotiva (Abraesa) alerta para 11 pontos essenciais que as seguradoras não costumam revelar ao oferecer essa modalidade de seguro. Confira:

  1. Restrição na escolha de oficina – Ao optar por seguros por aplicativo, o consumidor perde o direito de escolher a sua oficina de confiança, mesmo que o veículo esteja em garantia de fábrica.
  2. Corretores em cidades diferentes – Muitas vezes, os seguros por aplicativos indicam corretores de seguros em cidades diferentes daquela do segurado, o que pode complicar o processo de assistência, caso necessário.
  3. Controle das peças e insumos – As seguradoras controlam a quantidade de peças substituídas e os insumos utilizados na reparação do veículo com base no valor da mão de obra, o que pode impactar a qualidade das peças utilizadas, impactando a qualidade do reparo.
  4. Risco de acidentes – O reaproveitamento de peças realizado pela chamada “rede credenciada”, a chamada “negociação de peças” pode resultar em riscos de acidentes futuros para o consumidor.
  5. Peças de baixa qualidade – Como a oficina é credenciada à seguradora, ela não pode alertar o consumidor quanto ao fornecimento de peças de baixa qualidade ( e até peças falsas) e às demais imposições da seguradora, devendo seguir à risca o que foi passado pela seguradora. Isso pode ser prejudicial ao proprietário do veículo.
  6. Peças não genuínas – Muitas das peças utilizadas na reparação após um sinistro não são genuínas, as chamadas “peças compatíveis”. Isso pode impactar a qualidade e a durabilidade do veículo, além do risco de acidentes, visto que essas peças não passaram pelos rigorosos testes e padrões de qualidade exigidos pelas montadoras.
  7. Perda da garantia de fábrica – A utilização de peças não genuínas leva à perda da garantia do veículo com a montadora.
  8. Peças paralelas sem recall – Peças genuínas substituídas por peças paralelas quando do sinistro ocasionam a perda do direito a recalls das montadoras, o que pode representar riscos adicionais e prejuízos futuros na hora da transferência do veículo.
  9. Substituição de peças por alternativas – Radiadores, condensadores e outras peças mecânicas costumam ser substituídos por peças do mercado alternativo, acarretando também a perda da garantia do motor pela montadora.
  10. Reparos com peça – Para-choques, faróis, lanternas, espelhos retrovisores e outras peças podem ser colados ou remendados, ou ainda substituídos por peças do mercado alternativo.
  11. Impacto nos terceiros – As mesmas regras aplicadas ao segurado se aplicam aos terceiros envolvidos no acidente, o que pode gerar ações judiciais contra o segurado, uma vez que desrespeita o Código de Defesa do Consumidor.

Seguros por aplicativo podem restingir a sua oficina de confiança (Foto: Divulgação/Motul)

Por isso, alerta a Abraesa, é importante que o consumidor esteja atendo e não se deixe enganar por descontos oferecidos neste tipo de contratação. Afinal, os abatimentos podem não ser tão significativos quanto parecem, uma vez que as seguradoras economizarão cerca de 60% na reparação dos veículos quando da ocorrência do sinistro.

É importante ressaltar que o alerta da Abrasa é uma generalização e não significa que todos os seguros por aplicativo sejam lesivos. O que importa é ficar atento a cada ponto levantado pela associação e não ser enganado por ofertas que possam vir a ferir os seus interesses.

Para ajudar nessa questão, a Abraesa sugere que os contratos sejam sempre contratados por intermédio de um corretor de seguros. Em caso de sinistro, a segurança e qualidade dos reparos deve ser priorizada, optando-se por uma oficina de sua confiança. E esse direito deve estar garantido em sua apólice. 

Além disso, a associação recomenda não deixar condicionar a entrega do veículo à rede credenciada em troca de descontos na franquia e do oferecimento de carro reserva.

Caso já tenha tido um veículo reparado por seguradora, em rede credenciada, e tenha dúvidas em relação aos reparos realizados, a entidade disponibiliza o agendamento gratuito para a realização de uma vistoria de qualidade nos reparos. 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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