Polêmico fim do Fox: VW nega que modelo sairá de linha em outubro

Apesar de rumores sobre a sua extinção, a marca nega o fim do VW Fox. Atualmente o hatch é comercializado em duas versões. Entenda sobre!

O fim do Fox ainda permanece incerto. Apesar de rumores sobre a suposta extinção do modelo, a montadora alemã nega os fatos. Dessa forma, a polêmica aparenta não acabar tão cedo. Entenda o que acontece!

Modelo é fabricado em São José dos Pinhais (Foto: Divulgação)

Volkswagen Fox terá seu fim definido ainda esse ano?

O assunto tem gerado polêmica e dúvidas em muitos. Apesar de diversas informações sobre os motivos do fim da produção do hatch, inclusive ditos por aqui, a Volkswagen continua a negar que encerrará as atividades com o modelo. Em nota ao portal Terra, a marca disse apenas que “O Fox continua sendo produzido e vendido normalmente no Brasil”.

Porém, parece que ainda haverá mais desdobramentos sobre essa novela mexicana que está virando o futuro do Volkswagen Fox.

O motivo de desconfiança sobre a posição da marca está relacionado aos acontecimentos que norteiam o hatch alemão. Ainda segundo apurado pelo portal e outras fontes, um dos problemas que a produção do carro enfrenta é o encerramento das atividades de um dos fornecedores de componentes estruturais do Volkswagen Fox. Segundo o portal Auto Segredos, e também reportado pela Uol, o último lote de peças foi entregue com uma capacidade de produção para apenas 200 unidades.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

O hatch foi lançado em 2003 e foi o sétimo modelo mais vendido em 2011 (Foto: Divulgação)

Modelo deixa de ser fabricado com a central multimídia

Além dessa informação, o carro já passou por algumas mudanças que alteraram os itens de equipamentos. Em julho, o carro perdeu a central multimídia de 6,5”. O fato está relacionado à escassez de componentes automotivos que atualmente, é a principal preocupação das montadoras. O que deixa de ser um problema exclusivo da Volkswagen.

Tanto que até a Toyota deixou de entregar o Corolla com a central multimídia. A marca decidiu focar as unidades no SUV Corolla Cross. No entanto, como opção ao problema, a montadora japonesa realizou uma parceria com a Wings, que agora é a responsável por instalar o equipamento no sedã mais vendido do mercado brasileiro.

De volta ao Fox, a Volkswagen não desenvolveu uma solução para a falta da central, apenas entrega agora o veículo um tampão de plástico no lugar da antiga central multimídia.

Vendas em baixa

Para completar ainda mais as suspeitas, o Volkswagen Fox pode ser considerado um veículo em extinção por possuir baixos números de vendas. Atualmente o Fox é comercializado em duas versões, a Connect que tem preço de R$ 61.990 e a aventureira Xtreme, que possui valor de R$ 67.430. Até o presente momento, o Volkswagen Fox é produzido na planta de São José dos Pinhais, no Paraná.

Sobre os emplacamentos, no acumulado do ano, entre janeiro e agosto, o hatch teve 13.613 unidades emplacadas. Somente em agosto, foram 926 unidades.

Há dez anos, mais precisamente em 2011, o carro era um dos veículos mais desejados do marcado nacional e se posicionou como o sétimo modelo mais vendido. Naquele ano, foram 102.832 unidades emplacadas.

Volkswagen Fox emplacou pouco mais de 900 unidades em agosto (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile