Polêmicas Tesla: piloto automático quase causa acidente nos EUA

Um vídeo divulgado na internet mostra um Tesla Model 3 quase colidindo com um bonde após o farol abrir. Veja mais detalhes sobre o caso!

A Tesla é conhecida por fabricar carros elétricos que são elogiados por uma série de razões. Mas as polêmicas envolvendo o piloto automático também se destacam. Desta vez, um vídeo divulgado na internet mostra um Model 3 quase colidindo com um bonde após o farol abrir. O motorista teve que fazer uma intervenção. Saiba mais!

Tesla

Um Tesla Model 3 quase se envolve em acidente nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Tesla)

Polêmicas Tesla: veja o exato momento em que carro da marca quase se envolve em acidente

O vídeo original foi postado pelo canal Beta Tech OG no Youtube. Com duração de quase 18 minutos, este conteúdo mostra um Model 3 circulando pelas ruas da cidade de Denver, localizada no estado de Colorado (nos Estados Unidos), usando o sistema Full Self-Driving. O modelo em questão é um dos mais vendidos da Tesla, diga-se.

Na imagem, podemos ver que o carro está parado no farol, que minutos depois ficou verde. Como o motorista pretendia realizar uma curva à esquerda, a seta estava ligada para tal direção. De repente, com o semáforo verde, o carro começou a fazer a manobra no mesmo momento em que o bonde estava passando pelo local.

Para evitar o acidente, o condutor teve que assumir o controle do volante. Depois, ambos seguiram normalmente seus caminhos. Dá para perceber que a central multimídia mostra o momento em que o bonde, que chega a buzinar, se aproxima. Não há maiores informações sobre o que realmente aconteceu.

Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)

Ou seja, não dá para saber se foi um erro de cálculo do tempo para fazer a manobra por parte do sistema ou a locomotiva não foi reconhecida. Vale ressaltar que no mesmo vídeo, o carro acaba cometendo um outro erro: fez uma conversão à esquerda razoavelmente aberta. O motorista acaba até falando “super desapontado com a Tesla hoje”.

Tesla

Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)

Os carros da Tesla estão equipados com um sistema chamado Full Self-Driving. Ao contrário do que se imagina, este pode ser considerado uma variante do assistente ao condutor de nível 2 (segundo a classificação da SAE Internacional). Ou seja, o motorista ainda precisa prestar a atenção no trânsito.

Além disso, o condutor precisará assumir o carro em casos de emergência. Bom, vamos esperar para ver se a empresa, cujo CEO é o sul-africano Elon Musk, fala algo sobre o vídeo que quase resultou em mais um acidente.

(Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Acidentes envolvendo carros da marca

Comprar um carro da Tesla é o sonho de muita gente. Os veículos produzidos pela empresa californiana oferecem recursos interessantes, como o Auto Pilot e o Full Sef-Driving. Alguns deles fazem bastante sucesso fora dos EUA, como o Modelo 3. No entanto, os modelos da marca vêm gerando bastante polêmica nos últimos tempos.

Ainda mais quando falamos de acidentes. Um relatório divulgado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) recentemente mostra que de 367 acidentes envolvendo carros equipados com sistemas de assistência ao condutor nível 2 (classificação da SAE), 273 eram veículos produzidos pela Tesla.

Uma boa diferença para a segunda colocada, que foi a Honda (90 acidentes). Estes dados são de acidentes ocorridos entre o julho de 2021 e maio deste ano. Investigações sobre acidentes fatais que envolvem modelos desta empresa também se tornaram comuns recentemente.

Vale ressaltar que o conselho da Tesla é manter as duas mãos no volante. Além disso, a marca fala para os motoristas prestarem a atenção durante o trajeto.

Com informações de Yahoo! Finanças/Beta Tech OG

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA