Polêmica: VW Amarok tem pane no motor e falta de assistência; entenda

A VW Amarok é uma das picapes mais consagradas do país, porém, ela tem gerado dor de cabeça para alguns proprietários, entenda.

A VW Amarok é uma das principais picapes em sua categoria, o DNA alemão do modelo conquistou inúmeros admiradores desde seu lançado em 2010. Porém, os proprietários da picape estão relatando problemas mecânicos, como a falha do motor, entenda essa história.

Volkswagen Amarok apresenta falha mecânica que pode custar R$ 20 mil (Foto: Divulgação)

Volkswagen Amarok apresenta falha no motor e prejuízo pode chegar a R$ 20 mil

A Volkswagen Amarok, picape média da montadora alemã foi lançada no mercado brasileiro ainda em 2010. Agora, após bons onze anos de história, o modelo já é consagrado em sua categoria e conta com inúmeros admiradores.

No último ano, por exemplo, a Volkswagen Amarok foi o 12º comercial leve mais vendido no país, quando emplacou cerca de 7.800 unidades durante os doze meses do ano.

Porém, para alguns, a história não é tão bonita assim, já que o número de reclamações por falhas mecânicas tem crescido nos últimos tempos. O problema em questão, que não está dentro da garantia do modelo soma um prejuízo de R$ 15 a R$ 50 mil para os proprietários.

VW Amarok apresenta problema na bomba de alta pressão

Acontece que diversos proprietários do veículo usaram as redes sociais e grupos de WhatsApp para se queixar de falhas na bomba de pressão do modelo. Após tempos de uso, a mesma apresenta um desgaste que gera partículas que danificam diversas peças do sistema de combustível da picape.

Em entrevista para o Uol Carros, o proprietário da Funari Automotiva e engenheiro mecânico, Ronald Funari, explica que o problema tem se tornado cada vez mais comum em modelos da picape. Para ele o grande problema é que o veículo não apresenta sintomas de mau funcionamento, simplesmente, para de funcionar.

O engenheiro explica que a falha pode acontecer com carros com poucos quilômetros rodados, e que a principal causa é o diesel. “Já pegamos vários carros com esse defeito, alguns com menos de 20 mil quilômetro rodados. Na prática, o diesel que entra para lubrificar a peça gera um desgaste que cria pequenas limalhas. Elas se espalham pelo sistema e danificam várias peças, como bicos injetores e sensores”.

De forma geral, para resolver o problema, o proprietário da Volkswagen Amarok tem que desembolsar em média um valor de R$ 15 a R$ 20 mil. Porém, há relatos de proprietários que gastaram até R$ 50 mil.

O prejuízo é de R$ 10 a R$ 20 mil (Foto: Divulgação)

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Volkswagen afirma ser problema de combustível de má qualidade

Ainda segundo os relatos dos donos da VW Amarok, ao entrar em contato com a concessionária, os mesmos são informados que trata-se de um problema de uso de combustível de má qualidade, o que acaba gerando o defeito na peça. Dessa forma, a montadora não cobre os prejuízos gerados, mesmo durante o período de garantia.

“O bom funcionamento do sistema de injeção diesel depende da correta manutenção do veículo e da qualidade do combustível. Por exemplo, um diesel envelhecido ou com presença de água pode afetar a lubrificação interna da bomba de alta pressão, gerar desgaste e avaria aos demais componentes do sistema. A recomendação é manter os serviços de manutenção, utilizar somente diesel S10 de qualidade e peças originais para reposição”, informou a montadora em nota ao Uol Carros.

Montadora afirma ser problema de combustível de má qualidade (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile