Poderia o Centoventi ser o sucessor do Fiat Uno? Fomos pesquisar!

Agora, com a saída do Uno, a pergunta que fica é: quem será o sucessor do Fiat Uno? O carro conceuto Centoventi pode ser uma opção.

Na última semana, a Fiat anúncio o lançamento do Uno Ciao. A versão especial marca a despedida do icônico compacto italiano após quase 40 anos. Ele chegou ao Brasil durante a década de 80 e sempre foi conhecido pelo design. Sem falar do bom custo-benefício. Agora, a pergunta que fica é: quem será o sucessor do Fiat Uno? O carro conceito Centoventi pode ser uma opção? Fomos investigar!

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

Poderia o Centoventi ser o sucessor do Fiat Uno?

O projeto do carro conceito foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Genebra, em 2019. Na ocasião, a montadora italiana estava comemorando seus 120 anos de história, assim o modelo conceito foi uma homenagem. De acordo com a Fiat, o Centoventi “expressa de modo perfeito a ideia italiana de mobilidade em massa movida a energia elétrica no futuro próximo”. E este futuro já pode se tornar realidade nos próximos anos.

Conforme foi publicado em maio pelo site Automotive News, a Fiat começará a produzir um SUV 100% elétrico em julho de 2023. O modelo terá como base justamente o carro conceito Fiat Centovenci. Segundo o site, a fabrica onde o veículo será produzido está localizada na cidade de Tychy, na Polônia. A expectativa é que o modelo fique posicionado abaixo do Fiat 500 elétrico.

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

A plataforma usada para sua construção já é conhecida: a CMP (já usada no Peugeot 208 e que será usada no Citroën C3). O carro mede 3.680 mm de comprimento, 1.527 mm de altura e 1.740 mm (1.846 mm com espelhos naturais). Visualmente, o carro lembra bastante as formas clássicas do Fiat Uno. Além do Fiat Panda. Ainda por conta de suas linhas retas.

Já o visual é bastante moderno. Na dianteira, o modelo traz o logotipo da montadora ao centro e as três linhas verticais. Elas são iluminadas em LED. Já os faróis possuem uma assinatura em formato de “C”. O mesmo acontece na traseira. Aliás, esta parte do veículo possui uma certa semelhança com a última geração do Fiat Uno e com o nosso Fiat Mobi.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Uma novidade interessante do Fiat Centoventi é que algumas partes podem ser customizadas. De acordo com a montadora, são quatro combinações possíveis para o teto, para as calotas e para a combinação do acabamento externo. O para-choque segue o mesmo modelo. Já o interior é bastante moderno. Assim como o lado externo, ele também pode ser configurado da forma que o dono preferir. Destaque ainda para as enormes telas do painel de instrumentos e da central multimídia.

Baterias BYD

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

Os planos da Fiat para este novo modelo são ambiciosos. Em 2019, a marca disse que o motor elétrico do futuro SUV seria alimentado por uma bateria, cuja capacidade poderá fazer o carro rodar por 100 km. No entanto, a marca também diz que os donos poderão comprar ou alugar três baterias adicionais. Além de uma bateria adicional instalada debaixo do assento.

Com este conjunto de baterias modulares, o carro poderia ter um alcance de 500 km. E o fornecedor pode ser diferente. Também de acordo com o portal Automotive News, as baterias poderão ser fornecidas pela chinesa BYD.

Substituto do Fiat Uno?

Fiat Mobi(Foto: Divulgação/Fiat)

Ainda não há informações sobre a chegada deste novo SUV no Brasil. Pelas dimensões, espera-se que este carro seja menor que o Pulse. Na Europa, o segmento deste futuro SUV é bastante forte. E chega a ser difícil dizer se ele seria um bom substituto para o Fiat Uno. Ainda mais porque não sabemos o que a montadora planeja. Hoje, os substitutos naturais do Fiat Uno são os dois modelos já existentes: Mobi e Argo. Bom, o jeito é esperar os próximos passos da Fiat e da Stellantis.

Com informações do Automotive News/Fiat

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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