Pode fazer curso de reciclagem da CNH pela internet em 2025?
Curso de reciclagem online de CNH é válido pela Senatran, com certificação digital, flexibilidade de horários e provas eletrônicas.
Aí vai uma das maiores dúvidas dos motorisatas brasileiros: pode fazer curso de reciclagem da CNH pela internet em 2025? Felizmente, a resposta pode surpreender.
Quer saber mais? Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Afinal, pode fazer curso de reciclagem da CNH pela internet?
Bem, como é de conhecimento geral, o curso de reciclagem da CNH tem como objetivo ajudar motoristas infratores a regularizarem sua situação e recuperarem os pontos perdidos na CNH.
A boa notícia é que, em 2025, é possível realizar o curso de reciclagem de forma online, por meio da modalidade EaD, sem a necessidade de deslocamento até um centro de formação.
Em detalhes, a solução já é amparada pela Resolução nº 928/2022 do Contran, que reconhece a validade do curso EAD para a reciclagem da CNH em todo o Brasil.
Vale destacar ainda que, ao concluir o curso, o motorista pode realizar a prova eletrônica e, se aprovado, a instituição emite o certificado diretamente ao Detran.
Se informe ainda mais: Curso Preventivo de Reciclagem da CNH: o que é, quando fazer, preços, prazos e mais
Como funciona o certificado do curso de reciclagem da CNH online?
De forma simples e breve, as regras para a realização do curso de reciclagem da CNH online são:
-
Carga horária: o curso possui uma carga horária de 30 horas-aula, abordando tópicos como Legislação de Trânsito e Direção Defensiva.
-
Prova eletrônica: após concluir o curso, o motorista realiza uma prova online para validar o aprendizado. Caso não seja aprovado, ele pode refazer a prova após um intervalo de 5 dias ou até mesmo escolher fazer um novo curso.
Por fim, conforme mencionado anteriormente, ao ser aprovado na prova, a instituição responsável pelo curso emite o certificado de conclusão, que é reconhecido pela Senatran e enviado ao Detran.
Aproveite para conferir: Dirigir devagar também dá multa? Sim, e cara!
E aí, você já sabia dessa grande novidade? Comente abaixo e conte-nos a sua opinião!