“Pode copiar, só não faz igual”: VW Polo MPI é quase um irmão gêmeo do Gol
"Pode copiar, só não faz igual": VW Polo MPI é quase um irmão gêmeo do Gol. Veja as semelhanças e diferenças entre os dois hatches.
Com a despedida do Gol em dezembro de 2022, a Volkswagen precisava preencher o vazio deixado pelo seu carro de entrada. A solução? O VW Polo MPI, uma versão mais acessível do hatch compacto, que para muitos, é praticamente um “Gol disfarçado”.
A mudança deu certo. O Gol que figurou por anos no topo dos mais vendidos, em 2022 só ficou com a sexta posição com pouco mais de 72 mil emplacamentos. Já o Polo, em 2023 e 2024, foi o carro de passeio mais vendido, superando as 100 mil vendas.
Mas e as semelhanças? Será que os dois são o mesmo carro, mas com uma “roupa diferente”? Vamos explicar no post!
O VW Polo MPI é o mesmo carro que o Gol?
O motor do último ano do Gol é o mesmo do Polo MPI — o motor aspirado de 3 cilindros com 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol. Ambos oferecem a transmissão manual de cinco marchas.
Com o mesmo conjunto mecânico, o desempenho dos dois carros também é semelhante. A aceleração de 0 a 100 km do Gol é de 13,1 segundos, enquanto do Polo é de 13,5 segundos.
Em termos de condução, a dirigibilidade também se assemelha, com os dois carros oferecendo uma experiência de condução simples e direta. Resultado da mesma suspensão usada em ambos: tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
O design de um lembra o outro, mas o sucessor tem uma pegada mais moderna, condizente com a nova identidade visual da VW. Além disso, o Polo é mais robusto, apresenta linhas mais trabalhadas, mas ainda assim tem “heranças” do seu antecessor.
A prova está nos mesmos opcionais que eram vendidos no Gol: faixa brilhante no painel, os parassóis com espelhos e luzes de teto independentes para motorista e carona.
No interior a mesma coisa. O painel do Polo MPI lembra bastante o do Gol, com linhas simples e funcionais, assim como o mesmo excesso de plástico rígido. Por ser um modelo de entrada, o foco são itens básicos como ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos apenas nas portas dianteiras.
Poucas foram as adições que o sucessor do Gol recebeu. Uma delas é o airbag lateral.
Diferenças revelam a identidade do Polo
Apesar das semelhanças no visual e motor, o Polo é construído sobre a plataforma MQB, a mesma utilizada em modelos mais sofisticados da Volkswagen, como Virtus, Nivus e T-Cross. Já o Gol foi construído sobre a já aposentada plataforma PQ24.
As dimensões também são diferentes:
Gol – Comprimento: 3.892 mm, Largura: 1.656 mm, Altura: 1.474 mm, Distância entre eixos: 2.467 mm, Capacidade do porta-malas: 285 litros.
Polo – Comprimento: 4.057 mm, Largura: 1.751 mm, Altura: 1.468 mm, Entre-eixos: 2.565 mm, Capacidade do porta-malas: 300 litros.
Por fim, os recursos de segurança. Além dos airbags laterais, o Polo recebeu controle de tração e estabilidade e assistência de partida em rampa.
Eles podem até ser parecidos, mas o Polo MPI tem uma plataforma mais moderna, design atualizado e os equipamentos de segurança adicionais que o posicionam um degrau acima do nosso querido Gol.
E você? Qual dos prefere? Responda nos comentários!
Leia também: Revelamos o mistério por trás do sucesso absurdo do Volkswagen Polo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.