Pode circular com placa de papel? Argentinos têm aderido esta “novidade”; entenda!
Descubra se é possível rodar com placa de papel e veja o que está acontecendo na Argentina. Confira todos os detalhes sobre essa implementação
Uma cena curiosa tem chamado a atenção das pessoas que circulam em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. E, nos últimos dias, ela viralizou nas redes sociais. Isso porque, os carros argentinos estão rodando nas ruas e estradas com placas veiculares de papel. Mas isso não é uma irregularidade? Entenda!
Multas de trânsito:
Por que os carros argentinos estão com placa de papel?
A Argentina tem enfrentado dificuldades com a ausência de uma matéria-prima para fabricação do item em metal. Por isso, o país tem usado papel, de forma provisória, para as novas placas de carro.
Leia também:
Pode circular com placa de papel?
Sim, apenas carros argentinos. A autorização foi concedida pelo Brasil após o Ministério das Relações Exteriores do Brasil encaminhar à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), uma solicitação do governo argentino.
A justificativa foi a seguinte:
“Devido às dificuldades no fornecimento regular de placas metálicas envernizadas no país”.
Desde o dia 30 de dezembro de 2024, é possível circular com placas de papel. Porém, a Senatran deixou claro que essa é uma medida provisória.
IPVA 2025:
Placas de papel também precisam seguir algumas orientações
Apesar da liberação das placas de papel, que são emitidas pelos órgãos oficiais da Argentina, os proprietários dos veículos precisam redobrar a atenção. Isso porque, é fundamental que elas estejam em boas condições.
Também não são permitidas placas rasgadas, amassadas ou com rasuras. Já os dados das placas devem ser preenchidos corretamente e de maneira legível. Outro ponto importante é que as placas precisam estar visíveis.
“A fiscalização caberá às autoridades de trânsito brasileiras, que verificarão a regularidade da identificação veicular”, afirmou em nota o Ministério dos Transportes.
Com essa liberação, os argentinos poderão aproveitar as férias em solo brasileiro com mais tranquilidade.
E você, o que achou dessa medida no país vizinho? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Chery anuncia quanto custa o Tiggo 7 Sport em 2025? Preço ATUALIZADO