Podcast relembra a história do carro elétrico brasileiro

Podcast conta a história do carro elétrico brasileiro que foi feito nos anos 1970. Relembre esse episódio e saiba como ouvir o programa.

De acordo com pesquisas mais recentes, como da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), a venda de veículos elétricos no Brasil bateu recorde no mês maio. Porém, já existiu um carro elétrico brasileiro. E ele foi feito nos anos 1970 pela Gurgel, quando ainda se falava pouco em carros elétricos no mundo.

Quem relembra essa história é o podcast Muito Além de Rodas e Motores. O programa produziu um episódio contando a história dos carros elétricos no Brasil, desde os anos de 1970.

Supermini versão 1992. (Foto: Clube do Gurgel)

Carro elétrico brasileiro no podcast

Nos episódios há, por exemplo, registros de 49 anos atrás. No caso, quando o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel inaugurou sua fábrica na cidade de Rio Claro (SP). Assim, dando início ao seu sonho de fazer um automóvel 100% nacional.

 

Foto: Gurgel

Você pode se interessar também por: GM ampliará investimentos para elétricos até 2025

A Gurgel chegou a projetar nos anos 1970 o Itaipu E400, que foi o carro elétrico brasileiro. Porém, o projeto não foi adiante e a marca se dedicou aos modelos a gasolina, como o Xef, o X12 e o BR-800.

Entretanto, a gestão do ex-presidente Fernando Collor de Melo causou um duro golpe na Gurgel nos anos 1990, quando ele isentou de IPI todos os carros com motor abaixo de 1.000 cm³. Assim, motivando as fábricas maiores a lançarem opções maiores, e mais confortáveis.

A marca até tentou sobreviver com o lançamento do Supermini em 1992, que era uma evolução do BR-800. No entanto, a Gurgel não resistiu e fechou as portas em 1994.

Supermini. (Foto: Divulgação / Gurgel)

Pouco investimento em carros elétricos

Mas, ao voltarmos ao presente, onde os veículos elétricos são a “bola da vez”, os híbridos dominam amplamente o mercado desse novo segmento no país. De acordo com o jornalista Luiz Carlos Secco, que comanda o podcast Muito Alél de rodas e motores, dos 3.102 eletrificados comercializados no mês de maio, 3.016 foram híbridos. Os 100% elétricos registraram apenas 86 unidades.

Assim, o jornalista acredita que a curva de crescimento deverá ser mantida com base na história da indústria nacional. Além disso, Luiz explica que, atualmente, a aquisição de veículos elétricos é feita, praticamente, apenas por empresas e pessoas com recursos.

Itaipu Elétrico. (Foto: Reprodução / Gurgel)

Isso porque o preço dos elétricos são mais altos no Brasil. Ao contrário do que acontece, por exemplo, em países como da União Europeia, Estados Unidos, Chile, Colômbia e outros.

“Temos certeza de que, se estivesse vivo, o engenheiro Gurgel estaria muito feliz e realizado em ver que, apesar de demorar 5 décadas, sua visão e sonho mais do que realidade se transformaram na nova forma de a indústria automobilística mundial atuar. Assim, reduzindo emissões, preservando o meio ambiente e garantindo maior bem-estar para a sociedade”, declarou Luiz em sua nota.

Clique aqui para ter acesso ao podcast que conta a trajetória do carro elétrico brasileiro.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile