Pneus para off-road: saiba como escolher o modelo ideal para o seu carro
Os pneus para off-road são essenciais para quem precisa desbravar trilhas com seu veículo 4x4, seja ele um SUV ou uma picape.
Os pneus para off-road são essenciais para quem precisa desbravar trilhas com seu veículo 4×4, seja ele um SUV ou uma picape. Entretanto, antes de se jogar na lama, é preciso saber qual o composto é ideal para o seu uso e quais são as opções disponíveis atualmente.
Por isso é fundamental analisar qual o tipo de uso pretendido com o carro, para escolher o pneu que será melhor para o seu uso. “Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, explica João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, fabricante alemã de pneus.
LEIA MAIS: Produção do Chevrolet Onix será suspensa novamente em abril e maio
No caso dos compostos voltados para o uso no asfalto, o principal propósito deles é oferecer conforto aos ocupantes. Já em um pneu para off-road é desenvolvido para entregar tração em terrenos mais complexos, como areia, cascalho, lama, buracos e até pedrinhas que prendem na banda de rodagem.
Pneus para off-road: escolhendo o modelo ideal
Caso o uso proposto para o SUV ou a picape seja para visitar um sítio eventualmente, e que seja necessário encarar um acesso por estrada de terra, o ideal seria utilizar um pneu misto 80/20, que é projetado para um off-road leve.
Se o proprietário do veículo tem um uso alternado, utilizando bastante o carro na fazenda e no asfalto, o recomendado é um composto do tipo all terrain, que consegue se adaptar melhor aos dois cenários.
Agora, caso o foco seja usar o veículo totalmente nas trilhas, o melhor composto é o mud terrain, que é capaz de entregar tração e aderência em situações extremas, seja na lama ou na terra. Esses compostos também entregam uma maior durabilidade e resistência em terrenos mais complexos e desafiadores.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.