Pneus do futuro farão manutenção própria e até poderão reparar danos de forma automática
Atualmente é comum nos atualizarmos sobre o futuro dos carros, no entanto, quando se fala em pneus, também há novidades por vir? Veja!
Atualmente é comum nos atualizarmos sobre o futuro dos carros, com os veículos elétricos e autônomos, no entanto, quando se fala em pneus, você entende o que está por vir? Nós explicamos!
O que são os pneus do futuro?
Futuro. Palavra que remete à inovações e quando falamos do universo automotivo abre um leque grande de temas, como por exemplo, os pneus.
Nesse sentido, a Continental, empresa referência do segmento, é uma das protagonistas nos estudos e formulações das tecnologias que entregarão um dos componentes mais importantes de um veículo de forma atualizada.
De acordo com a companhia, a ideia por trás dos pneus do futuro, é fazer deles, elementos eletrificados, com ajustes automáticos e ‘’manutenção própria’’. Confira!
Pressão exata
Ainda segundo a Continental, o pneu do futuro surge com forte tendência à maior eficiência em termos de consumo de energia, além de ser mais sustentável do que os modelos atuais.
No que se refere à pressão dos pneus, o ajuste automático nasce para detecção de valores inadequados de rodagem, levando em conta até mesmo variáveis como a situação de condução, as condições da estrada e até mesmo o clima.
Ou seja, não será mais necessário calibrar os pneus do seu carro de forma frequente, como ainda é a realidade de muitos motoristas.
Segundo estudos, aproximadamente 40% dos incidentes de falhas inesperadas dos pneus são causados por insuficiência de pressão.
Manutenção própria
Segundo Celso Pereira, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus, em um futuro não muito distante, os pneus poderão realizar sua própria manutenção e reparar danos automaticamente, graças à inteligência artificial:
“Eles (os pneus) serão produzidos a partir de materiais sustentáveis e uma vez conectados à Internet das Coisas (IoT) viabilizarão uma série de funcionalidades avançadas entregando uma série de benefícios tanto para os motoristas quanto para os fabricantes de veículos”, destaca.
Bom para todos
Ainda segundo Celso Pereira, os pneus conectados serão bons para motoristas e fabricantes de veículos.
Enquanto os condutores serão municiados de mais informações sobre as condições dos pneus, os fabricantes terão mais oportunidades para a coleta de dados valiosos em condições reais de uso, que podem colaborar para desenvolver novas tecnologias e aprimorar sistemas de segurança.
Veja mais: Como trocar os pneus em 8 passos simples
Inovação do passado já é realidade
O exemplo de inovação para o passado que já é realidade atualmente é o Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS).
Como funciona o sistema TPMS?
O TPMS atua auxiliando na manutenção da pressão em tempo real. A ferramenta otimiza o desempenho dos pneus e prolonga sua vida útil.
Tecnologia já é popular
Dessa forma, a tecnologia, presente em muitos modelos comercializados no mundo todo nos dias de hoje, identifica a pressão exata dos componentes e a variação aplicada com alertas no painel do veículo em casos mais sérios.
É bom lembrar que o pneu com pressão abaixo de um nível seguro pode ser comprometedor em um deslocamento, seja ele curto ou longo.
Confira também: O que não te falaram sobre a recapagem de pneus
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.