Pneu remold é permitido por lei? TUDO que você precisa saber antes de adquirir um
Pneu remold é permitido por lei? Entenda como funciona a legislação para este tipo de pneu e se vale a pena comprá-lo para o seu veículo.
Os pneus remold, também conhecidos como recapados, surgem como uma alternativa mais econômica em relação aos novos, principalmente em tempos de alta na inflação. Mas pneu remold é permitido por lei? É seguro? Vale a pena?
Nós do Garagem360 analisamos os principais pontos sobre o tema e vamos tentar responder essas perguntas. Acompanhe!
Pneu remold é permitido por lei?
Sim, pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atendam às normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o Contran (pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Em tese, o pneu remold é um pneu que passou por algum processo de vulcanização para ser usado por mais tempo.
Em outras palavras, é um pneu usado que teve sua borracha tratada. Pode ou não ter passado por danos como rasgos, furos, mas que agora estão em boas condições de uso.
De acordo com a Resolução nº 158/2004 do Contran, os pneus remolds devem seguir as seguintes regras:
- Ter as mesmas condições e dimensões dos originais
- Ter os mesmos índices de carga e velocidade dos originais
- Apresentar as mesmas posições de montagem que os originais
- Apresentar a mesma estrutura (radial ou diagonal) dos originais
- Oferecer as mesmas aplicações (misto, passeio, carga, entre outros).
Outro ponto é que pneus reformados devem apresentar uma marcação nas laterais indicando se tratar de um pneu reformado (remold, recauchutado ou recapado), além de informações como o nome do reformador, seu CNPJ, número de lote e símbolo do Inmetro.
Os pneus remold são seguros?
Embora os pneus remold sejam legalizados, a questão da segurança ainda gera debates. Alguns especialistas defendem que os modelos produzidos por empresas idôneas e seguindo as normas do Contran/ Inmetro possuem níveis semelhantes de segurança em relação aos novos.
No entanto, outros especialistas alertam sobre possíveis riscos, como:
- Desgaste irregular – a carcaça utilizada no processo de recapagem pode ter imperfeições ou desgastes pré-existentes, que podem agravar com o uso, comprometendo a proteção.
- Dificuldade de detecção de danos – a banda de rodagem original pode ser removida, assim fica mais difícil identificar possíveis rachaduras ou outros danos estruturais.
- Menor aderência em condições climáticas desfavoráveis – chuvas, neve, lama ou piso molhado, por exemplo, os pneus remold podem não se comportar como os originais, aumentando o risco de aquaplanagem ou perda de controle do veículo.
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Vale a pena?
Vai depender do seu orçamento e condições de uso no dia a dia. Se você faz pequenos percursos, dirige de forma segura, principalmente na chuva, o remold pode ser uma opção.
Agora se utiliza o veículo em estradas que não estão em boas condições, o ideal é mesmo o pneu original.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.