Pneu careca: especialista orienta como evitar este problema

Pneu careca: especialista orienta como evitar este problema. O desgaste pode gerar acidentes. Veja como se prevenir, aqui no Garagem360!

Segundo a Polícia Federal (PRF), entre 2011 e 2020, foram registrados 1.439 óbitos nas estradas devido à falta de manutenção de veículos. Assim, o engenheiro Tiago Santana, gerente de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil, explica mais os problemas do pneu careca e como evitá-los. Confira a seguir!

Problemas do pneu careca e como evitá-los. (Imagem Ilustrativa)

Especialista orienta como evitar o problema do pneu careca

A primeira coisa que precisamos lembrar, é que o pneu é a parte do carro que mais sofre com desgaste: isso acontece porque a borracha fica o tempo todo em contato direto com o solo.

“A única forma de garantir que seu pneu está em boas condições é realizando checagens periódicas. Se fizer isso, o motorista saberá a hora certa de realizar manutenções, como o rodízio dos pneus, ou trocas por meio da compra de um novo conjunto”, explica Tiago.

Este cuidado, ainda segundo o engenheiro, aumenta o tempo de resposta ao frear, diminui o risco de aquaplanagem, melhora o alinhamento do veículo e garante muito mais estabilidade na hora de dirigir.

Foto: Pixabay.com

Quando trocar os meus pneus?

Desgaste das bandas de rodagem

Tendo como principal função desviar o fluxo d’água, que impede o contato do pneu com a pista, os sulcos das bandas de rodagem garantem que o veículo não sofra aquaplanagem. Quando estiver realizando sua avaliação, verifique se as bandas possuem mais de 1,6 mm, entre o fundo do sulco e a superfície da banda.

Essa medição pode ser feita com uma régua ou através o TWI (indicador de desgaste), que são pequenas marcas que se encontram nos sulcos das bandas. Quando essas barras ficam niveladas com a banda de rodagem, é hora de fazer a substituição, uma vez que nessa situação os sulcos deixam de exercer sua função – explica o especialista.

Foto: Porto Seguro

Desgaste irregular dos pneus

De acordo com Tiago, o desgaste irregular pode indicar desalinhamento das rodas ou necessidade de rodízio dos pneus. Antes de substituir o seu conjunto, solicite a verificação e a correção da suspensão do veículo conforme a necessidade.

“É importante também prestar atenção em vibrações ao dirigir e em inchaços ou bolhas laterais dos pneus. Em qualquer uma das situações, não deixe de levar seu automóvel o quanto antes para a avaliação de um profissional”, esclarece o especialista.

Foto: Zoom

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Atenção à data de validade

Você sabia que pneus têm data de validade? O tempo mínimo de substituição recomendado é de seis anos, não importando o uso! Você pode checar no site do fabricante e comparar com a data de fabricação estampada no pneu, por meio da sigla DOT, seguida por uma sequência de letras e por quatro números. Os dois primeiros números representam a semana e os dois últimos, o ano de fabricação.

Por fim, o engenheiro explica que outra forma é verificar se há ressecamento. Se você notar pequenas rachaduras em todo o pneu, a borracha está se desmanchando. Neste caso, a substituição deve ser feita imediatamente.

Tiago Santana é engenheiro e gerente do time de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil

 

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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