Placa Mercosul pode mudar novamente… será que você vai ter que trocar a sua?

Saiba quais são as possíveis novas mudanças para a placa Mercosul, veja quem deverá se adequar e confira todos os detalhes!

Se você tem um carro, é melhor começar a se preparar, porque a placa Mercosul pode mudar de novo. Na verdade, dessa vez, as possíveis mudanças trazem de volta um detalhe que foi deixado de lado há pouco.

Dessa forma, é preciso que os motoristas saibam como deverá ser a nova placa, e se a mudança for, de fato, efetivada, quem e quando deverá se adaptar a ela. Pensando nisso, o Garagem360 trouxe todos os detalhes sobre a proposta.

Acompanhe!

Foto: divulgação

Placa Mercosul pode mudar de novo

Todo condutor tem plena noção que a placa veicular é indispensável para todo e qualquer automóvel. Isso porque o item é uma das principais formas de identificação quanto à procedência do veículo.

Neste sentido, antes, além da numeração e das letras, as placas continham o nome do município e do estado de registro do automóvel. Por outro lado, com a adoção da Placa Mercosul, essas informações foram deixadas de lado.

Agora, as placas atuais contam com apenas com a sequência numérica e de letras, e como local de identificação, há apenas o nome do país. Nesse caso, do Brasil, conforme as regras locais.

O que acontece é que um novo projeto de lei pode voltar atrás da decisão e trazer de volta o local específico de origem de registro dos veículos. O objetivo é facilitar ainda mais a fiscalização.

Foto: divulgação

Se informe: 1º emplacamento do carro pode ser feito de forma online, veja como

Veja os detalhes do projeto de lei

projeto de lei (PL) 3.214/2023do senador Esperidião Amin (PP-SC), tem como foco voltar a tornar a identificação de origem de emplacamento do automóvel para as placas Mercosul.

Neste momento, a proposta acaba de obter relatório final do senador Lucas Barreto (PSD-AP), e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para ser analisada.

De acordo com as regras, caso a mudança seja aprovada, os condutores não precisarão pagar novamente para a inclusão das devidas informações. Isso porque a possível norma só entra em vigor após um ano. Isto é, desde sancionada.

Foto: divulgação

Quem precisa trocar para a nova placa Mercosul?

  • Em caso de transferência de município
  • Em caso de transferência de estado
  • Em caso de alteração de categoria
  • Em caso de furto, extravio ou roubo
  • Em caso de danos à placa

A mesma regra segue caso o novo projeto de lei seja sancionado.

Aproveite para conferir: Motoristas de CNH C, D e E possuem novo prazo para renovar o exame toxicológico

Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile