PL prevê CNH apenas para carros com câmbio automático
Projeto de Lei, ainda está em tramitação no Senado Federal, pode permitir que as pessoas tirem a CNH apenas para carros com câmbio automático
Com o passar dos anos, carros com câmbio automático se tornaram bastante populares. Uma das qualidades de um carro assim é que você não precisa ficar trocando de marcha no meio do trânsito. Ou seja, oferece mais conforto para o condutor. Aqui no Brasil, um Projeto de Lei, que ainda está sendo tramitado pelo Senado Federal, pode permitir que as pessoas tirem a CNH apenas para carros automáticos.
É isso mesmo que você leu. A informação é da Agência Senado. De acordo com ela, a PL 2.955/2021 prevê que os motoristas de todo o Brasil possam fazer um registro em suas carteiras de habilitação para dirigir apenas carros automáticos.
Ela tem como autor o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) e altera uma outra lei. No caso, estamos falando do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/1997).
PL propõe CNH para carros com câmbio automático
O projeto, que visa a existência de uma CNH para carros com câmbio automático apenas, ainda aguarda designação de relator. Caso esta proposta for aprovada, o método para tirar esta CNH seria o mesmo que estamos acostumados.
Os interessados terão que agendar e fazer uma prova prática de direção no veículo automático. Um ponto importante é que caso você queira retirar a restrição, você deverá fazer a prova prática com um carro mecânico.
Mas cuidado: você não poderá mais dirigir um carro de transmissão contrária. Segundo o texto da proposta, o motorista que for flagrado conduzindo um carro manual ganhará uma multa. Sem falar que terá o carro retido até um condutor habilitado se apresentar. Isso porque esta infração será considerada uma infração gravíssima.
E qual seria a justificativa para isso? Segundo Eduardo Gomes, o aumento da comercialização de veículos automáticos é um dos motivos. Ele também disse que as leis de trânsito precisam estar de acordo com as evoluções.
“De fato, a condução de veículos equipados com câmbio manual requer maior destreza e habilidade, razão pela qual o Contran exige que o candidato realize as provas no modelo manual. No entanto, diante do fato de que enorme parcela dos condutores hoje dirige apenas veículos automáticos, não há razão para que o exame de direção veicular não acompanhe este cenário”, conta Eduardo Gomes à Agência Senado.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
O Contran terá um prazo de 180 dias para regulamentar o tema. Isso também vale para os centros de formação se adaptarem. Mas isso pode demorar um pouco. Ela ainda passará por um processo. E ele começa com a aprovação do Senado.
Caso isso aconteça, ele passará para a Câmara dos Deputados onde será analisada e votada. A sanção do presidente acontece depois dela ser aprovada na fase anterior. Isso se não tiver que ser revisada pelo Senado.
Brasil e carros automáticos
A relação do brasileiro com os carros equipados com transmissão automática vem desde muito tempo. O primeiro carro que trouxe este equipamento foi o Oldsmobile de 1940. Esta marca era controlada pela General Motors.
No entanto, foram dois brasileiros que teriam criado a peça durante a década anterior. Os nome dos responsáveis eram José Braz Araripe e Fernando Lemos. E o primeiro era parente de um escritor bastante famoso: Paulo Coelho.
De acordo com a revista “Quatro Rodas”, Coelho contou a história do seu tio-avô para o jornalista Fernando Morais durante a produção de sua biografia. O jornalista também apurou e confirmou a história da transmissão hidromática.
(Com informações de Agência Senado e Quatro Rodas)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.