PL pode mudar regras para renovação da CNH: vaja como você será afetado

Conheça o PL que pode mudar as regras para renovação da CNH e entenda o que poderá acontecer!

Um novo projeto de lei pode mudar as regras para renovação da CNH e adicionar um novo critério obrigatório para todo e qualquer motorista que queira atualizar o documento.

O objetivo do PL é propor maior segurança durante o processo de renovação da habilitação, a fim de garantir que o condutor está, de fato, apto para continuar conduzindo determinados veículos.

Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!

Projeto de lei pode mudar as regras para renovação da CNH

Um novo projeto de lei que tramita neste momento em caráter conclusivo tem como objetivo adicionar uma avaliação obrigatória durante o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

De forma mais clara, o PL, de autoria do senador Davi Alcolumbre (União-AP), busca implementar uma avaliação psicológica periódica como parte dos requisitos para a renovação da CNH.

Isto é, esse exame visa detectar possíveis mudanças no estado emocional ou psicológico dos condutores que possam afetar suas habilidades de condução.

Atualmente, o exame é obrigatório somente para quem deseja obter a CNH pela primeira vez e/ou no momento da renovação para quem utiliza o veículo para atividade remunerada.

Segundo Alcolumbre, essa medida é essencial para aumentar a segurança nas estradas, pois permite uma avaliação contínua das condições psicológicas dos motoristas.

“O estado psicológico de um candidato na primeira CNH pode não ser o mesmo na renovação. Desse modo, deve ser avaliado, de maneira a garantir a condução segura”, defende o autor da proposta.

Confira também: Como renovar a CNH online de forma fácil: veja o passo a passo

Fique ainda mais por dentro: Detran faz mudanças no exame prático da CNH: veja o que muda

Quando a avaliação psicológica se tornará obrigatória para renovação da CNH?

Para que as mudanças sejam, de fato, efetivadas, é preciso que o PL passe por todas as etapas necessárias de aprovação, incluindo a sanção final. O Senado já aprovou a proposta.

Agora, o projeto de lei tramita em caráter conclusivo. Ele será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por fim, não há um prazo definido para que as alterações entrem em vigor.

A informação é do site oficial da Câmara dos Deputados.

Aproveite para conferir: 1º carro elétrico do mundo mundo desenvolvido para motoristas de app revolucionam o segmento no País

↓ O que você acha da nova proposta? Deixe sua opinião abaixo e participe das discussões acerca do tema ↓

Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile