Tags

Notícias

Pirelli produz pneu com borracha natural extraída da guaiúle

Créditos: Foto:
7 janeiro, 2016
Talita Morais

Protótipo foi submetido a simulações extremas de uso em pistas de testes da Itália

Recentemente, a Pirelli testou nos campos de provas de Vizzola Ticino e Balocco, na Itália, um novo protótipo de pneu de Ultra High Performance (UHP) que contém, pela primeira vez em sua composição, a borracha natural da guaiúle, uma planta tipo arbusto.

Ela cresce, normalmente, em climas áridos, não serve para consumo humano, e pode ser cultivada com pouca água e sem pesticidas. Assim, torna-se uma alternativa viável para a tradicional seringueira, árvore tipicamente brasileira.

O projeto do pneu começou em 2013, quando a Pirelli assinou um acordo de fornecimento exclusivo de borracha natural extraída desta espécie com a Versalis, empresa italiana do grupo petroleiro Eni. Foram apenas dois anos entre o início dos estudos e o primeiro teste prático nas pistas.

Foto: Divulgação
Guayule_LOW
Planta guaiúle é tipicamente resinosa e alternativa viável à seringueira

O programa para a produção do protótipo UHP foi possível graças a um projeto de pesquisa que a Versalis realizou para desenvolver novas tecnologias para extração de borracha, e ainda pela característica da planta, tipicamente resinosa, que permitiu à Pirelli obter um material capaz de atender às exigências de desempenho, além de ser compatível com as partes não elastoméricas que compõem um pneu.

Matéria-prima alternativa e renovável

Nos campos de prova na Itália, os componentes foram submetidos a simulações extremas de uso, incluindo condições de piso molhado. Os resultados demonstraram o mesmo desempenho dos pneus equivalentes, normalmente feitos com polímeros sintéticos de produtos derivados do petróleo.

A substituição de polímeros petroquímicos por matérias-primas alternativas e renováveis ​​é um objetivo fundamental para a divisão de pesquisas da Pirelli, inclusive, a empresa já produz pneus feitos com sílica obtida a partir da queima da casca de arroz.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.