Piloto quebra recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada

Piloto quebra recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada da SpidCup. Saiba mais no post.

A quarta etapa da SpidCup, realizada em Itatiba (SP), foi marcada por feitos históricos e um show de adrenalina. O maior campeonato de velocidade do Brasil reuniu 170 participantes, mas um desses pilotos quebrou o recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada.

Piloto quebrou o recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada – Foto: Divulgação/ SpidCup

 

Piloto quebrou o recorde ao atingir 347 km/h em teste de arrancada

Sidnei Grandão Frigo percorreu os 201 metros da pista em 3 segundos e meio, atingindo a impressionante marca de 347 km/h. Com a marca, o piloto detém o recorde mundial (exceto nos Estados Unidos), na categoria ProMod. 

Competem na categoria de arrancadas Pro Mod veículos dragsters. Os dragsters são veículos leves, reconhecidos pelos longos entre-eixos e motores muito potentes, desenvolvidos especialmente para provas de arrancadas. 

Esses carros são equipados com motores com potência entre 3.000 e 4.000 HP, podendo alcançar velocidades superiores a 400 km/h nos 400 metros de pista. 

Grandão, que já possui larga experiência em arrancadas, inclusive em provas americanas, afirmou que o carro está bem alinhado e com temperatura na casa dos 18 graus. 

“Quanto menor a temperatura, maior a massa de ar que cabe na câmara de combustão do motor e, consequentemente, a potência do carro será maior.”  

Mais recordes quebrados

Além do recorde na categoria ProMod, outros quatro foram quebrados na SpiCup:

  • Na categoria Dragster, Mauricio Debarba estabeleceu novo tempo com 4,042. 
  • Na “Dianteira Turbo Light”, Fabiola Dalbo registrou 5,437 segundos. 
  • Na “Dianteira Turbo A”, Rafael Lopes marcou 5,430 segundos. 
  • E na categoria “Traseira Turbo”, Cristiano José Júlio fixou nova marca de 4,644 segundos. 

Não só recordes foram quebrados na etapa de agosto da SpiCup. Uma final inédita formada por duas mulheres esquentou a disputa da categoria Dianteira Turbo Light.

Fabiola Dalbo e Michele da equipe Meninas Racing representaram muito bem em um esporte de predominância masculina. Mas como só uma poderia sair vencedora, deu Fabíola, vencedora e nova recordista com a marca de 5,437 segundos. 

A 4ª etapa da SpidCup contou com 170 pilotos inscritos, um número nunca antes evidenciado na competição de arrancada do país. 

O evento também contou com apresentação em duas rodas e de forma tímida as motos também estão conquistando seu espaço na prova de arrancada. Em um futuro próximo, a organização deve criar uma categoria para os pilotos da Drag Bike.

Leia também:

Carro mais rápido do mundo bate novo recorde de velocidade

Quais as próximas etapas da SpidCup?

Serão mais duas etapas para definir os os campeões da temporada 2024 da SpidCup:

  • 11 a 13 Outubro / Etapa 5
  • 21 a 24 Novembro / SPID FES – o Festival da Arrancada da Arrancada Brasileira.
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile