Picapes que ficaram mais caras na pandemia

As picapes nunca saíram de moda aqui no Brasil. Isso porque elas podem ser práticas na hora do trabalho pesado e oferecem bastante conforto para os ocupantes. Por isso, o mercado é bastante disputado. Mas nos últimos tempos, elas também acabaram sendo afetadas pelo aumento nos preços dos carros 0km. Veja a partir de agora as picapes que ficaram mais caras na pandemia.

E vários fatores podem ajudar a explicar este fenômeno. O principal deles é a crise de semicondutores. Ela atingiu várias marcas importantes. De acordo com o portal Uol, as picapes 0km tiveram um crescimento de 0,81% em seus preços. Um dos efeitos foi o crescimento da inflação média de veículos. Claro, contando o período da pandemia (março 2020 – agosto 2021).

Picapes que ficaram mais caras na pandemia
Nissan Frontier Attack 4×4 2.5 (Foto: Divulgação/Nissan)

Picapes ficaram mais caras na pandemia; veja quais são!

Em parceria com a KBB Brasil, o site especializado divulgou uma lista com os modelos que ficaram mais caras na pandemia. Para a produção deste ranking, eles levaram em conta a configuração que teve o maior aumento no período.

Quem lidera este ranking é a configuração mais barata da Chevrolet S10. Mais precisamente a versão Advantage 4×2 2.5. Ela traz sob o capô o motor 2.5 Ecotec, que está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades.

De acordo com a Kelley Blue Book Brasil, seus preços tiveram um crescimento de 67,42%. Em março do ano passado, ela custava R$ 89 mil. Já em agosto, o preço registrado foi de R$ 149 mil.

Toyota Hilux SRV 4×4 (Foto: Divulgação/Toyota)

Logo atrás vem outro sucesso de vendas. O preço cobrado pela  Toyota Hilux SRV 4×4 era de R$ 178.200 em março do ano passado. Agora, ela passou a custar R$ 248.000. Ou seja, um crescimento de 39,17% no período. Está é uma das versões mais completas do veículo. Ela traz sob o capô o motor D-4D 2.8 L 16V Turbodiesel.

Fechando o pódio está a única picape compacta do ranking. A veterana Volkswagen Saveiro Robust 1.6 é uma das picapes mais baratas do País. Em março de 2020, ela estava custando R$ 48.672. Já no mês passado, estava custando R$ 67.725. Isso significa uma variação de 39,15%.

Picapes que ficaram mais caras na pandemia
VW Amarok Highline Extreme 4×4 3.0 V6 (Foto: DIvulgação/VW)

Na quarta posição, outra picape da montadora alemã. Trata-se da VW Amarok Highline Extreme 4×4 3.0 V6. Os preços da picape mais rápida do País tiveram um aumento de 36,70% no período. Fechando o pódio está a Nissan Frontier Attack 4×4 2.5. Este carro é feito na Argentina. Neste caso, o crescimento foi de 31,21%.

Picapes médias fecham a lista

Picapes que ficaram mais caras na pandemia
Fiat Toro Endurance 1.8 (Foto: Divulgação/Fiat)

No mercado brasileiro, existem duas opções de picapes médias. Estamos falando da Fiat Toro e do Renault Duster Oroch. E estas duas aparecem entre as picapes que ficaram mais caras durante a pandemia.

O modelo da marca italiana aparece na sétima posição. A versão que aparece na lista foi Fiat Toro Endurance 1.8, que teve um aumento de 24,89% em seus preços. Só para ter uma ideia, estes valores pularam de R$ 88 mil (março de 2020) para R$ 109.900 (agosto de 2021). Esta configuração é a mais barata da linha atualmente.

Renault Duster (Foto: Divulgação/Renault)

Enquanto isso, o modelo francês, levando em conta a versão de entrada Express 1.6, está 24,72% mais cara. Seu preço, que era de R$ 68.546 no começo do ano passado, passou para R$ 85.490 no mês passado.

Veja abaixo a lista completa das picapes que ficaram mais caras na pandemia

  1. Chevrolet S10 Advantage 4×2 2.5: +67,42% (Preço em março de 2020: R$ 89 mil; Preço em agosto de 2021: R$ 149 mil)
  2. Toyota Hilux SRV 4×4 2.8: + 39,17% (Preço em março de 2020: R$ 178.200; Preço em agosto de 2021: R$ 248.000)
  3. Volkswagen Saveiro Robust 1.6: +39,15% (Preço em março de 2020: R$ 48.672; Preço em agosto de 2021: R$ 67.725)
  4. Volkswagen Amarok Highline Extreme 4×4 3.0 V6: +36,70 (Preço em março de 2020: R$ 208.480; Preço em agosto de 2021: R$ 285 mil)
  5. Nissan Frontier Attack 4×4 2.5: +31,21% (Preço em março de 2020: R$ 149 mil; Preço em agosto de 2021: R$ 195.500)
  6. Ford Ranger XLT 4×4 3.2: +28,49% (Preço em março de 2020: R$ 172 mil; Preço em agosto de 2021: R$ 221 mil)
  7. Fiat Toro Endurance 1.8: +24,89% (Preço em março de 2020: R$ 88 mil; Preço em agosto de 2021: R$ 109.900)
  8. Renault Duster Oroch Express 1.6: +24,72% (Preço em março de 2020: R$ 68.546; Preço em agosto de 2021: R$ 85.490)

Com informações de KBB Brasil e e UOL Carros

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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