Picape média da Fiat chega ao Brasil em 2023 com alma de Peugeot

No mesmo dia em que foi revelada a nova Chevrolet Montana, a Stellantis anunciou que a Fiat terá uma inédita picape média no Brasil em 2023. O utilitário será baseado na Peugeot Landtrek, que havia sido confirmada para o mercado brasileiro e, agora, parece ter subido no telhado. Entenda os detalhes a seguir.

Picape média da Fiat será baseada na Peugeot Landtrek
Peugeot Landtrek possui versões de cabine dupla e simples em outros mercados (Foto: Divulgação/Stellantis)

Peugeot Landtrek será base para inédita picape média da Fiat

A Fiat possui uma tradição respeitável no segmento de picapes no Brasil. Primeiro, com a Strada (de porte compacto), que lidera o segmento em que atua há quase 20 anos. Em segundo lugar, com a Toro, que popularizou o conceito de picape de porte intermediário (com construção monobloco) e fica atrás em vendas na categoria de picapes apenas da ‘irmã’ menor.

Agora, a Stellantis confirma que a Fiat terá uma inédita picape média no Brasil em 2023, a fim de complementar o portfólio da marca neste segmento. O modelo será maior que a Toro e terá construção do tipo carroceria sobre chassi de longarinas, como nas futuras rivais Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier.

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Na imagem oficial divulgada, com o modelo rodando em testes com camuflagem leve, é possível confirmar que a picape média da Fiat será, na verdade, um “rebadge” da Peugeot Landtrek.

Este termo é usado para definir veículos que são estruturalmente idênticos, mas vendidos sob marcas diferentes. Exemplos na própria Stellantis são os utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid ou o trio Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo. 

Picape média da Fiat será baseada na Peugeot Landtrek
Picape da Peugeot tem opção de motores turbo a gasolina e a diesel (Foto: Divulgação/Stellantis)

Quando chega a picape média da Fiat? 

O início das vendas da picape média da Fiat no Brasil está confirmado para o segundo semestre de 2023. Segundo a marca, o utilitário já está em fase final de desenvolvimento nos centros de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo de Betim (MG).

Com o anúncio da novidade da Fiat, a Stellantis parece ter alterado a rota e congelado o lançamento da Peugeot Landtrek no Brasil. Um dos motivos para a mudança na estratégia pode estar justamente na força da marca italiana no segmento de picapes – algo que a Peugeot nunca teve, vide o baixo desempenho em vendas da picape compacta Peugeot Hoggar nos anos 2010.

De acordo com a Stellantis, mais de 2,1 milhões de ‘veículos com caçamba’ da Fiat já foram vendidos no Brasil. Com Toro e Strada, a marca detém atualmente mais de 50% de participação de mercado. Entre as picapes médias, onde o novo modelo irá se posicionar, o market-share das concorrentes é de 40%. E é esta fatia do bolo que a Fiat deseja ‘conquistar um pedaço’. 

Picape média da Fiat será baseada na Peugeot Landtrek
Versão básica da futura picape média Fiat pode chegar com foco na venda a frotistas (Foto: Divulgação/Stellantis)

Como é a Peugeot Landtrek? 

A picape Peugeot Landtrek foi desenvolvida em conjunto com a fabricante chinesa Changan, que comercializa a picape Kaicheng F70. Os dois modelos se diferenciam por alguns detalhes no visual externo, como para-choques distintos e lanternas exclusivas.

O estilo da cabine da Landtrek tem pontos em comum com o SUV 3008 e com o hatch 208, como os botões estilo aviação, a central multimídia com tela flutuante e o volante de apenas dois raios. Em outros mercados onde já está disponível, a picape da Peugeot tem opções de motores 2.4 turbo a gasolina (210 cv), 1.9 turbodiesel (150 cv) e 2.0 turbodiesel (181 cv), com opções de câmbio manual ou automático de 6 marchas. 

Para o Brasil, a “Landtrek da Fiat” deverá ter leves alterações no visual – como nova grade e estamparia da tampa traseira –, além de modificações no interior para seguir o padrão da marca italiana. A motorização para o mercado brasileiro ainda não foi anunciada. A expectativa é que o utilitário siga a estratégia das demais picapes médias nacionais e seja vendido somente com motor turbodiesel.

Gustavo de Sá
Gustavo de SáGraduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.
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