Picape média da Fiat chega ao Brasil em 2023 com alma de Peugeot

A Stellantis acaba de confirmar a estreia da inédita picape média da Fiat no Brasil em 2023; saiba por que o modelo terá 'alma' de Peugeot

No mesmo dia em que foi revelada a nova Chevrolet Montana, a Stellantis anunciou que a Fiat terá uma inédita picape média no Brasil em 2023. O utilitário será baseado na Peugeot Landtrek, que havia sido confirmada para o mercado brasileiro e, agora, parece ter subido no telhado. Entenda os detalhes a seguir.

Picape média da Fiat será baseada na Peugeot Landtrek

Peugeot Landtrek possui versões de cabine dupla e simples em outros mercados (Foto: Divulgação/Stellantis)

Peugeot Landtrek será base para inédita picape média da Fiat

A Fiat possui uma tradição respeitável no segmento de picapes no Brasil. Primeiro, com a Strada (de porte compacto), que lidera o segmento em que atua há quase 20 anos. Em segundo lugar, com a Toro, que popularizou o conceito de picape de porte intermediário (com construção monobloco) e fica atrás em vendas na categoria de picapes apenas da ‘irmã’ menor.

Agora, a Stellantis confirma que a Fiat terá uma inédita picape média no Brasil em 2023, a fim de complementar o portfólio da marca neste segmento. O modelo será maior que a Toro e terá construção do tipo carroceria sobre chassi de longarinas, como nas futuras rivais Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier.

Na imagem oficial divulgada, com o modelo rodando em testes com camuflagem leve, é possível confirmar que a picape média da Fiat será, na verdade, um “rebadge” da Peugeot Landtrek.

Este termo é usado para definir veículos que são estruturalmente idênticos, mas vendidos sob marcas diferentes. Exemplos na própria Stellantis são os utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid ou o trio Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo. 

Picape média da Fiat será baseada na Peugeot Landtrek

Picape da Peugeot tem opção de motores turbo a gasolina e a diesel (Foto: Divulgação/Stellantis)

Quando chega a picape média da Fiat? 

O início das vendas da picape média da Fiat no Brasil está confirmado para o segundo semestre de 2023. Segundo a marca, o utilitário já está em fase final de desenvolvimento nos centros de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo de Betim (MG).

Com o anúncio da novidade da Fiat, a Stellantis parece ter alterado a rota e congelado o lançamento da Peugeot Landtrek no Brasil. Um dos motivos para a mudança na estratégia pode estar justamente na força da marca italiana no segmento de picapes – algo que a Peugeot nunca teve, vide o baixo desempenho em vendas da picape compacta Peugeot Hoggar nos anos 2010.

De acordo com a Stellantis, mais de 2,1 milhões de ‘veículos com caçamba’ da Fiat já foram vendidos no Brasil. Com Toro e Strada, a marca detém atualmente mais de 50% de participação de mercado. Entre as picapes médias, onde o novo modelo irá se posicionar, o market-share das concorrentes é de 40%. E é esta fatia do bolo que a Fiat deseja ‘conquistar um pedaço’. 

Picape média da Fiat será baseada na Peugeot Landtrek

Versão básica da futura picape média Fiat pode chegar com foco na venda a frotistas (Foto: Divulgação/Stellantis)

Como é a Peugeot Landtrek? 

A picape Peugeot Landtrek foi desenvolvida em conjunto com a fabricante chinesa Changan, que comercializa a picape Kaicheng F70. Os dois modelos se diferenciam por alguns detalhes no visual externo, como para-choques distintos e lanternas exclusivas.

O estilo da cabine da Landtrek tem pontos em comum com o SUV 3008 e com o hatch 208, como os botões estilo aviação, a central multimídia com tela flutuante e o volante de apenas dois raios. Em outros mercados onde já está disponível, a picape da Peugeot tem opções de motores 2.4 turbo a gasolina (210 cv), 1.9 turbodiesel (150 cv) e 2.0 turbodiesel (181 cv), com opções de câmbio manual ou automático de 6 marchas. 

Para o Brasil, a “Landtrek da Fiat” deverá ter leves alterações no visual – como nova grade e estamparia da tampa traseira –, além de modificações no interior para seguir o padrão da marca italiana. A motorização para o mercado brasileiro ainda não foi anunciada. A expectativa é que o utilitário siga a estratégia das demais picapes médias nacionais e seja vendido somente com motor turbodiesel.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA