Picape elétrica da Jac agora supera Frontier e L200 em potência

A picape elétrica da Jac foi rebatizada e agora se chama E-JP 8. Trata-se da primeira atualização do modelo apresentado no mercado brasileiro em 2020. Além do propulsor 100% elétrico, o veículo também supera em potência alguns nomes bem conhecidos no segmento.

Conheça os detalhes da nova picape elétrica da Jac para o mercado brasileiro, a E-JP 8
Conheça os detalhes da nova picape elétrica da Jac para o mercado brasileiro, a E-JP 8 (Foto: Divulgação)

Jac E-JP 8 é a nova picape elétrica do mercado brasileiro

A nova Jac E-JP 8 representa dois segmentos que estão em forte ascensão no país, o de picapes, e o de veículos elétricos. O veículo foi apresentado durante a Fenatran 2022, maior feira do segmento na América Latina. O modelo já está disponível para venda com preço inicial de R$ 369.900.

Trata-se de uma atualização da picape apresentada em 2020, a iEV330P. Conforme explica a marca, a nova picape sofreu sua maior alteração na transferência de posicionamento do motor elétrico. Ele saiu do cofre dianteiro e foi se alojar próximo ao eixo traseiro, diminuindo sensivelmente as perdas mecânicas que eram geradas pelo eixo-cardã – a peça não existe mais, inclusive.

VEJA TAMBÉM

Dotada de baterias de fosfato de ferro-lítio com 65,3 kWh de capacidade máxima de carga, a picape da Jac possui um motor com 204 cv de potência e 30 kgfm de torque.

Para efeito de comparação, a potência da picape elétrica da Jac supera a das médias com motores a diesel, como a Nissan Frontier, que traz motor de 190 cv, e até mesmo da Mitsubishi L200, que também produz 190 cv de potência.

Já a autonomia é de 330 km a cada carregamento. Considerando o custo médio (há variação por Estado brasileiro) de R$ 0,70 por kWh, cada recarga do veículo terá um custo aproximado de R$ 46, de acordo com a Jac.

Como comparativo, as picapes tradicionais do mercado brasileiro, movidas a diesel e equipadas com transmissão automática, fazem, em média, 6 km/l no circuito urbano. Andar 330 km, portanto, exigirá 55 litros de óleo diesel que, hoje, na bomba, significarão uma despesa de R$ 370 – um custo oito vezes mais caro, nos cálculos da fabricante chinesa.

Ainda no quesito alcance, a Jac afirma que o modelo pode atingir uma autonomia de até 400 km caso o condutor mantenha uma velocidade média constante de 60 km/h.

Conheça os detalhes da nova picape elétrica da Jac para o mercado brasileiro, a E-JP 8
Marca afirma que é possível atingir até 400 km de autonomia (Foto: Divulgação)

Tamanho e capacidades da picape elétrica da Jac

A nova picape elétrica da Jac tem capacidade para cinco ocupantes e possui as medidas de 5,32 metros de comprimento, largura de 1,88 metros e entre-eixos de 3,09 metros. Já a caçamba chega a ser mais ampla que as similares a diesel venda no mercado nacional, com 1,52 metros de comprimento e largura no compartimento de carga.

Conheça os detalhes da nova picape elétrica da Jac para o mercado brasileiro, a E-JP 8
No interior da Jac E-JP8, destaque para a nova central multimídia de 10,2″ (Foto: Divulgação)

Interior redesenhado

No comparativo com o modelo anterior, a Jac E–JP 8 foi redesenha. Além de contar com recursos como direção eletro-hidráulica, luzes diurnas DRL, trio elétrico e ar-condicionado automático, um dos destaques surge na nova central multimídia com tela de 10,2”, que incorpora câmera de ré.

Versão 4×4 da picape elétrica vem aí

Os reajustes feitos no veículo abrem caminho para um novo veículo. Será um modelo com dois motores elétricos e tração 4×4, segundo adiantou o presidente da empresa.

“Posso anunciar em primeira mão que esse reposicionamento do motor junto ao eixo traseiro tem o objetivo de criar, muito em breve, uma versão 4×4, que nascerá com a instalação de um segundo motor só para impulsionar as rodas dianteiras. Será o primeiro Jac 100% elétrico com dois motores e tração 4×4”, antecipa o presidente do Grupo SHC e da Jac Motors Brasil, Sergio Habib.

Conheça os detalhes da nova picape elétrica da Jac para o mercado brasileiro, a E-JP 8
Jac apresentará, em breve, novo modelo 4×4 com dois motores elétricos (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar