Tags

Notícias

Peugeot revela o novo 3008

Créditos: Foto: Divulgação
24 maio, 2016
Da Redação, com assessoria

A Peugeot acaba de revelar o novo 3008. O SUV do segmento C, lançado em 2009, será a principal atração da marca no Salão do Automóvel de Paris 2016, que será realizado entre 1 e 16 de outubro deste ano na França. Produzido na unidade francesa de Sochaux, suas vendas serão iniciadas no segundo semestre – ainda não há informações sobre a vinda para o Brasil.

Um dos principais atributos do modelo é o conceito de cabine i-Cockpit. E ele recebeu melhorias – o volante, ainda mais compacto, foi redesenhado, com um aro que contém dois trechos planos para facilitar a pegada; e o condutor ganhou mais espaço para as pernas. Além disso, a montadora investiu nos comandos sensoriais. Agora basta acionar uma tecla e se tem à disposição o i-Cockpit Amplify. Com ele, todos os sentidos são explorados: a visão, valendo-se da intensidade da iluminação do ambiente e da cor das telas do painel; a audição, com os parâmetros de ambiente musical; o toque, com as massagens multipontos dos bancos (até cinco programas), e o olfato, com um difusor de fragrâncias.

Foto: Divulgação
|Foto: Divulgação
Novo 3008 tem como item opcional o teto brilhante Black Diamond

Visual

Na parte externa, o 3008 apresenta frente verticalizada, capô longo e horizontal, vastas proteções (parte inferior dos para-choques e das portas e caixas de rodas), altura livre do solo ampliada, barras de teto perfiladas e grandes rodas. Sua ampla grade conta com facetas cromadas e abriga o emblema da Peugeot. Os faróis são halogênicos e, como opcional, podem adotar a tecnologia full LED, e as entradas de ar são numerosas e amplamente abertas.

O capô nervuras que conferem robustez ao conjunto. Ele é prolongado por um para-brisas mais aprumado posicionado atrás do eixo das rodas dianteiras e complementado nas laterais por um detalhe cromado no prolongamento imediato dos faróis. A linha de cintura ficou mais alta e a proporção entre a carroceria e as superfícies envidraçadas aumentou consideravelmente. A linha superior do capô é prolongada por um vinco que integra as maçanetas das portas e alonga o veículo.

Para quem busca mais exclusividade, a marca oferece como opção (a partir do nível 2) o teto preto brilhante Black Diamond, realçado por uma barra em inox de série que se prolonga até o aerofólio traseiro. Ainda na parte de trás, o vidro é inclinado e uma faixa horizontal integra as lanternas de LED.

Foto: Divulgação
|Foto: Divulgação
Conceito de cabine i-Cockpit define o interior do utilitário esportivo da Peugeot

Condução

No quesito condução, o novo 3008 conta com o Advanced Grip Control. Este sistema de motricidade reforçada tem os seguintes equipamentos: antipatinagem otimizada com cinco modos de aderência (Normal, Neve, Lama, Areia e ESP OFF) acionados por um comando situado no console central; e Hill Assist Descent Control (HADC), nova função para descidas.

Ele também é equipado com o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems): frenagem automática de emergência (Active Safety Brake), alerta de risco de colisão (Distance Alert), alerta ativo de ultrapassagem involuntária de linha (Active Lane Departure Warning), alerta de atenção do condutor, comutação automática de faróis altos/baixos, reconhecimento das placas de velocidade e recomendação, regulador de velocidade adaptativo com função Stop (BVA) e sistema ativo de vigilância de ângulo morto.

Com porta-malas capaz de carregar 530 litros, o SUV dispõe na Europa de uma gama de motorizações Euro6.1. As opções são: 1.2 PureTech 130 S&S BVM6, 1.2 PureTech 130 S&S EAT6 e 1.6 THP 165 S&S EAT6 (os três a gasolina) e 1.6 BlueHDi 100 S&S BVM5, 1.6 BlueHDi 120 S&S BVM6, 1.6 BlueHDi 120 S&S EAT6, 2.0 BlueHDi 150 S&S BVM6 e 2.0 BlueHDi 180 S&S EAT6 (os cinco a diesel).

 

 

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.