Peugeot Inception Concept é sedã elétrico que acelera como Porsche Taycan
Conheça os detalhes do Peugeot Inception Concept, sedã elétrico que tem até 800 km de autonomia e aceleração de esportivo
A Peugeot acaba de apresentar o seu mais novo conceito, o Inception Concept. Trata-se de um sedã totalmente elétrico que irá servir de base para os próximos lançamentos da marca, a partir de 2025. Um dos detalhes que mais surpreendem no veículo é a sua aceleração, que se assemelha à de um Porsche Taycan Turbo S.
Conheça o Peugeot Inception Concept
A Peugeot apresenta mais detalhes do que pretende realizar em um futuro próximo através de seu novo carro conceito, o Peugeot Inception. Trata-se de um sedã totalmente elétrico que alia alto nível de aceleração, longo alcance e um pacote repleto de tecnologias.
De acordo com a marca, o veículo será a inspiração dos novos modelos da marca que serão apresentados a partir de 2025, incluindo até os modelos compactos, como uma nova geração do 208, por exemplo.
A inovação já se inicia em sua base. O veículo é construído sobre uma das quatro novas plataformas do grupo Stellantis. Elas serão introduzidas nos modelos a partir desse ano, e todas possuem o objetivo de aliar a eletrificação com um design mais sofisticado.
No caso do sedã elétrico francês, o modelo é feito na base STLA Large. Ela é capaz de proporcionar ao veículo 5 metros de comprimento e uma altura de 1,34 metro.
A nova plataforma também permite equipar o Peugeot Inception Concept com um conjunto de baterias de 100 kWh, que permitem um alcance de 800 km com uma única carga. De acordo com a marca, o consumo médio de energia é de 12,5 kWh a cada 100 km.
A bateria carrega o equivalente a 30 km de autonomia em um minuto, ou 150 km em cinco minutos. Além disso, o veículo conceito também pode ser recarregado por indução, sem o uso de cabos.
O conjunto motriz é composto por dois motores elétricos compactos, um no eixo frontal e outro no eixo traseiro do sedã, o que faz do modelo um veículo de tração nas quatro rodas. A potência combinada está próxima dos 680 cv (500 kW). No entanto, o que chama atenção é a aceleração de 0 a 100 km/h, que é alcançada em menos de 3 segundos.
Para método de comparação, esses dados estão próximos aos de um Porsche Taycan Turbo S, que em sua configuração topo de linha tem potência de 761 cv no modo overboost e acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.
Se o Peugeot Inception Concept for comparado com um Porsche Taycan Turbo, com os mesmos 680 cv de potência (também no modo overboost), o veículo francês tem um tempo aceleração ainda melhor, uma vez que o esportivo alemão acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos.
Inception adianta o visual dos próximos carros da Peugeot
Além de nova plataforma e do conjunto motriz elétrico e potente, o Inception Concept também representa a nova linguagem de design da marca francesa. Nesse sentido, ele ainda mantém o DNA da montadora, no entanto, a nova superfície mais limpa agrega um ar maior de sofisticação ao veículo.
O sedã também foi apresentado com uma nova cor de carroceria em tom metálico, que realça os detalhes do modelo. Além disso, a tecnologia aplicada na pigmentação garante um consumo de energia muito menor durante a fase de pintura, o que contribui para o desenvolvimento de uma carro mais sustentável desde seu desenvolvimento.
Ainda no quesito design, destaque para o novo para-choque frontal, que adota uma assinatura de luz da Peugeot totalmente nova. A traseira também chama a atenção, por meio do para-choque que realça a aerodinâmica e que agrega as tradicionais garras com efeito luminoso – item já presente em alguns veículos atuais da Peugeot.
As rodas são de 20 polegadas, com acabamento exclusivo para o conceito, e toda a área superior do sedã é envidraçada, com o objetivo de valorizar ainda mais a iluminação e o conforto interno.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.