Peugeot e-2008: SUV elétrico estreia por R$ 259.990

A Stellantis anuncia a chegada ao Brasil do Peugeot e-2008, 3º elétrico no portfólio da marca de origem francesa; veja as novidades do SUV

A linha de elétricos da marca francesa acaba de crescer. O SUV e-2008 conta com autonomia de 345 km pelo ciclo WLTP e preço especial de lançamento de R$ 259.990.

Peugeot e-2008 é lançado no mercado brasileiro

Confirmado desde outubro, o SUV e-2008 já é realidade no mercado brasileiro. O modelo está uma geração à frente do 2008 nacional (a combustão) e traz motor 100% elétrico. Ele chega em versão única pelo preço de R$ 259.990. 

A chegada do SUV está aliada à estratégia de disseminar a atuação da marca no segmento eletrificado. 

Motor elétrico de 136 cv de potência

O propulsor elétrico do modelo rende 136 cv de potência (o equivalente a 100 kW) e torque 26,5 kgfm. Assim como o hatch e-208 GT, o veículo entrega três modos de condução: Sport, Normal e Eco. 

Além disso, o  modelo traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia.

Com 50 kWh de capacidade, a bateria garante ao novo e-2008 uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP). Ela fica posicionada sob o piso do veículo, ou seja, sem comprometer o espaço interno, além de ter sido concebida desde o início do projeto para não afetar qualquer item de segurança do veículo.

Conforme explica a marca, o e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plugue, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo térmico. 

O sistema é composto por um plugue Tipo 2, para corrente alternada (AC), e plugue CCS-2, para corrente contínua (CC). O modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, e os dados de utilização e consumo da bateria e do motor elétrico são ilustrados no painel de instrumentos digital 3D. 

A bateria tem 8 anos de garantia de fábrica, com limite de quilometragem de 160 mil km.

A Peugeot acaba de ampliar sua ofensiva de carros elétricos no Brasil com a chegada do SUV e-2008

Autonomia do SUV elétrico é de 345 km (Foto: Divulgação)

Visual remete ao 3008

Assim como já visto nos modelos a combustão, como o novo 208 e o 3008, o 2008 elétrico tem como principal destaque os faróis full Led ao estilo “dente de sabre”. Ele também conta com grade com detalhes na cor da carroceria.

O novo SUV elétrico traz ainda lanternas =em LED que remetem às garras do leão, além da faixa horizontal que une o conjunto, e teto com duas tonalidades. 

O monograma com a letra “e” destacada em azul acompanha a nomenclatura 2008 indicando que se tratar de um veículo movido a eletricidade. 

Além do conjunto óptico, outros destaques do SUV ficam por conta das rodas bi-ton diamantadas de 18”, que trazem acabamentos aerodinâmicos e protetores de caixa de rodas e a boa altura do veículo em relação ao solo, que realça a esportividade do veículo.

No quesito espaço do porta-malas, o e-2008 tem capacidade volumétrica de 434 litros. 

A Peugeot acaba de ampliar sua ofensiva de carros elétricos no Brasil com a chegada do SUV e-2008

Conjunto óptico dente de sabre é identidade do SUV (Foto: Divulgação)

Interior com novos equipamentos

No interior o destaque é do i-Cockpit 3D, já utilizado pelas versões a combustão e elétrica do novo 208.  Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10” e o quadro de instrumentos 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle de posição de marcha.

Os bancos em couro com formato esportivo, teto solar panorâmico e a opção de configurar a luz ambiente com até oito de cores completam o pacote. 

Peugeot e-2008 é desenvolvido na plataforma e-CMP

O novo Peugeot e-2008 é construído na plataforma e-CMP. Trata-se de uma plataforma multienergia, com tecnologia que a torna capaz de produzir tanto veículos com motores térmicos quanto elétricos, integrando componentes específicos de cada tipo de energia. 

Na prática, mesmo contando com uma bateria de 220 litros acoplada, a arquitetura do Peugeot e-2008 garante elevada posição de dirigir, além de amplo espaço para os ocupantes da primeira e da segunda fileiras de bancos, e também no bagageiro.

Cabe também mencionar a oferta de segurança no Peugeot e-2008, com aplicação de tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags.

A Peugeot acaba de ampliar sua ofensiva de carros elétricos no Brasil com a chegada do SUV e-2008

Carro é desenvolvido na plataforma e-CMP (Foto: Divulgação)

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA