Peugeot 405 é um dos sedãs mais vendidos em todo o mundo

Lançado em 1987, o Peugeot 405 ainda é vendido em alguns mercados. E em 2020, o veículo foi um dos sedãs grandes mais vendidos do mundo.

Quantos anos você tinha em 1987? Você já era nascido nesta época? Estamos perguntando isso porque este foi o ano de lançamento do Peugeot 405. Este sedã médio chegou para substituir o modelo 505.

Apesar de ter ganhado um substituto na sequencia, este modelo continua sendo comercializado em algumas partes do mundo. Sem falar que entrou para a lista dos sedãs mais vendidos em todo o mundo. Saiba mais!

Foto: Divulgação/Iran Khodro

Peugeot 405 é um dos sedãs mais vendidos

Por exemplo, de acordo com o site Iran Khodro, no ano passado foram vendidas 77 mil unidades nos locais em que ele é oferecido. Um dado interessante é que isso representa uma queda de 24% com relação ao ano de 2019. E ele ficou na frente de vários modelos bastante conhecidos. Dentre eles, Skoda Superb, VW Passat, Peugeot 508 e Subaru Legacy.

Foto: Divulgação/Iran Khodro

Para entender o tamanho deste feito, pegue os números da montadora francesa aqui no Brasil. Durante todo o ano de 2020, foram comercializados apenas 13.477 veículos da Peugeot. Ou seja, o sedã veterano vendeu quase seis vezes mais que todos os automóveis dela vendido por aqui.

Além disso, ficou a frente de outros dois sedãs vendidos pela marca. Na 19ª posição ficou o Peugeot 508. Ele teve 24.000 unidades comercializadas em todos os seus mercados. Ele é a principal referência de sedãs da fabricante atualmente. Outro sedã listado é o 408. Ele ainda é vendido em alguns mercados e teve 9,200 unidades negociadas.

Leia mais: Testamos: Peugeot 208 e os atrativos da versão intermediária

Foto: Divulgação/Iran Khodro

Ele ainda oferecido nos mercados do Irã e do Azerbaijão. A marca responsável pela produção do modelo é a Iran Khodro. Que diz isso é o levantamento realizado pela Car Industry Analisis. Ele mostra o número de vendas acumuladas durante o ano de 2020 na categoria dos sedãs grandes – esta é a categoria dele nos países.

Detalhes do veículo

Foto: Divulgação/Iran Khodro

E o sedã vem mantendo os seus principais atributos vivos. No país do Oriente Médio, o Peugeot 405 tem um porta-malas de 470 litros. O entre-eixos de 2.669 mm é capaz de garantir um bom espaço interno para os passageiros. Ele está sendo oferecido com três opções de motorização diferentes.

Um deles é o 1.8 XU7. Ele pode gerar uma potência de 100 cv e torque de 15,4 kgfm. Já o 1.6 TUS tem 105 cv de potência e torque de 14,4 kgfm. Ainda é possível encontrar o XU7 que usa gás natural de 83 cv. Segundo o site Iran Khodro, são oferecidos ainda o Peugeot 207 (hatch e sedã), 206 (hatch e sedã) e o Peugeot Pars.

Japoneses mandam na categoria

Foto: DIvulgação/Toyota

O Top 3 é formado por três carros japoneses. O Toyota Camry foi o grande vencedor. Ele teve 635 mil unidades vendidas. Por aqui, ele está a venda por R$ 319.290. Seu principal rival é o Honda Accord. Ele também está a venda em nosso País. Além disso, está na segunda posição do ranking por vender 500 mil exemplares.

Fechando o pódio está o Nissan Altima. Este carro é o grande sedã da montadora. Durante todo o ano de 2020, foram vendidas 270 mil unidades.

Foto: DIvulgação/VW

Agora, na quarta posição, está o VW Passat. Este é um velho conhecido dos brasileiros. Ele teve 215 mil unidades comercializadas. Por fim, o Top 5 é fechado pelo Kia K5 (chamado em alguns lugares de Optima). O número de vendas é o mesmo do três volumes alemão.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile