Peugeot 3008 e 5008 têm consumo 15% menor em novas versões híbridas
Os SUVs Peugeot 3008 e 5008 passam a ter novas versões com sistema híbrido-leve, que promete reduzir consumo em 15%; conheça os modelos
As novas versões híbridas dos SUVs Peugeot 3008 e 5008 rendem um consumo 15% mais econômico no comparativo com as versões a combustão; confira os detalhes.
Novos Peugeot 3008 e 5008 híbridos são 15% mais econômicos
A montadora francesa já anunciou que o ano de 2023 será o “ano elétrico” para a marca, com a apresentação de novas tecnologias para a sua atual gama. Entre as inovações está o novo sistema híbrido leve projetado pela Stellantis, gigante grupo automotivo que inclui marcas como Peugeot, Fiat, Ram, Citroën e Jeep.
O novo sistema híbrido-leve estará presente nas versões dos SUVs Peugeot 3008 e 5008 na Europa, antes de ser oferecido aos demais veículos de outras marcas do grupo. De acordo com a montadora, ele complementará o atual portfólio que inclui veículos híbridos plug-in, 100% elétricos e variantes de célula de combustível.
O sistema híbrido-leve de 48V é composto por um motor 1.2 a gasolina PureTech, de 136 cv, associado a uma nova caixa eletrificada de dupla embreagem de 6 velocidades, que inclui um motor elétrico.
Com uma bateria que recarrega durante a condução, esta tecnologia reduz o consumo de combustível até 15% tanto no 3008, quanto no 5008.
Ainda de acordo com a marca, na condução diária, os motores a combustão e elétricos funcionam em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia. Durante forte aceleração, o motor elétrico fornece torque adicional ao motor a gasolina em baixas rotações.
Durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga e o motor elétrico se transforma em gerador para recarregar a bateria de 48V. Dessa forma, o veículo circula apenas com o motor elétrico em modo de emissão zero, na cidade em curtas distâncias e em manobras, quando a velocidade está reduzida.
12 cv de potência adicionais
Todas as peças que compõem este novo motor estão localizadas sob o capô, exceto a bateria de 48V, que está instalada sob o banco dianteiro esquerdo dos Peugeot 3008 e 5008.
O motor 1.2 PureTech a gasolina fornece 136 cv de potência e torque de 23,4 kgfm de torque. Porém, em velocidades muito elevadas, o propulsor elétrico entra como um auxiliar e entrega mais 9 kW de potência, o equivalente a 12 cv.
A carcaça da caixa de câmbio também abriga o motor elétrico, o inversor e a unidade de controle do motor, o que otimiza o tamanho e o peso do veículo e garante melhor desempenho.
A bateria de íons de lítio de 48V tem uma capacidade bruta de 898 W e uma capacidade disponível de 432 W. Ela foi desenvolvida para manter o mesmo nível de desempenho durante toda a vida útil do veículo e tem uma garantia original de 8 anos ou 160.000 km.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.