Peugeot 3008 e 5008 chegam em breve no Brasil em versões elétricas
Peugeot 3008 e 5008 chegam em breve no Brasil em versões elétricas. Veja o que já sabemos sobre os dois SUVs.
Peugeot está prestes a renovar a sua linha de SUVs no mercado brasileiro com o lançamento dos novos Peugeot 3008 e 5008. As novas gerações dos modelos, que já fazem sucesso na Europa, prometem oferecer um design mais ousado, tecnológico e com opções de motorização elétrica.
Peugeot 3008 e 5008 elétricos vêm para o Brasil?
Sim, e em 2025. Ambos os modelos compartilham a plataforma STLA Medium, uma arquitetura modular e escalável que permite o desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos de diferentes segmentos.
É a mesma plataforma que será empregada em outros modelos do grupo Stellantis, como o próximo Jeep Compass.
E por aqui devem pintar primeiro os modelos 100% elétricos. Na Europa, o e-3008 e e-5008 têm, por enquanto, três diferentes conjuntos elétricos:
- Motor e tração dianteiros, 210 cv de potência, 35,2 kgfm de torque e baterias de 73 kWh, com autonomia de até 525 km (ciclo WLTP);
- Motor e tração dianteiros, 230 cv de potência, 35,2 kgfm de torque e baterias de 98 kWh, com autonomia de até 700 km (ciclo WLTP);
- Um motor em cada eixo, tração integral, 320 cv de potência, 51,9 kgfm de torque e baterias de 73 kWh, com autonomia de até 525 km (ciclo WLTP);
As autonomias variam por conta das diferentes dimensões e peso. O e-3008 com bateria de 73 kWh roda até 525 km e 700 km com a bateria de 98 kWh. O mesmo conjunto no e-5008 oferece 500 km e 660 km de autonomia, respectivamente.
As motorizações híbridas, até 15% mais eficientes, ainda não estão nos planos da marca francesa para o Brasil.
Dimensões e design
O 3008 tem um visual mais puxado para o coupé. Essa nova geração ganhou alguns centímetros, principalmente no comprimento (9,5 cm maior), chegando a 4,54 m. A largura ganhou 4,4 cm (1,89 m), a altura foi para 1,54 m (1,7 cm maior) mas o entre-eixos permaneceu 2,74 m.
Leia também:
Peugeot 3008 e 5008 – consumo 15% menos nas versões híbridas.
Já o 5008 é como se fosse uma “evolução” no quesito dimensões. Mede 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,68 m de altura, além de 2,89 m de distância de entre-eixos.
O espaço a mais em relação ao 3008 é justamente para uma terceira fileira de bancos. Já o visual é mais conservador e “quadrado” para ampliar o espaço interno.
Preços
Os preços dos novos e-3008 e e-5008 que chegam ao Brasil não foram divulgados. No entanto, considerando os preços praticados na Europa, a incidência de impostos e os rivais que os dois modelos estão mirando, pode-se esperar um preço acima de R$ 200 mil para o 3008 e beirando os R$ 300 mil para o 5008.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.