Peugeot 208 e 2008 ganham motor híbrido ‘polêmico’ da Fiat para economizar
Os novos Peugeot 208 e 2008 ganharão o sistema Bio-Hybrid da Stellantis. Saiba como a tecnologia, já usada pela Fiat, vai funcionar.
Os Peugeot 208 e 2008 estão prestes a entrar na era da eletrificação no Brasil. A marca francesa confirmou que irá apresentar na primeira semana de janeiro as versões equipadas com a tecnologia Bio-Hybrid.
A princípio, é o mesmo sistema híbrido leve que a Fiat já utiliza nos bem-sucedidos Pulse e Fastback, prometendo mais economia de combustível para a dupla da Peugeot.
A novidade representa um importante passo tecnológico para a montadora, que busca se posicionar um degrau acima da sua irmã Citroën dentro do grupo Stellantis. A expectativa é que as novas versões ajudem a impulsionar ainda mais as vendas dos dois modelos. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Como vai funcionar o sistema híbrido dos Peugeot 208 e 2008?
A tecnologia Bio-Hybrid será combinada com o já conhecido e potente motor 1.0 T200. Este propulsor turbo entrega até 130 cv de potência quando abastecido com etanol.
O sistema funciona como um híbrido leve (MHEV), utilizando um pequeno motor elétrico para auxiliar o motor a combustão em momentos específicos, como nas acelerações, ajudando a reduzir o consumo e a emissão de poluentes.
Com essa mudança, a Peugeot reforça sua imagem como uma marca mais tecnológica e sofisticada. Todo o desenvolvimento da tecnologia foi realizado na América do Sul, nos centros de engenharia da Stellantis, garantindo uma adaptação perfeita para as condições do mercado brasileiro.
Por que esse sistema híbrido é considerado ‘polêmico’?
Apesar dos benefícios, o sistema Bio-Hybrid gerou debates no setor. Isso porque ele utiliza um sistema de apenas 12 volts, considerado mais simples.
Na Europa, muitas marcas, incluindo a própria Peugeot, por exemplo, utilizam sistemas de 48 volts, que são mais robustos e eficientes na redução de emissões.
No entanto, a estratégia da Stellantis no Brasil se mostrou um sucesso de mercado. Mesmo com as críticas, tanto o Pulse quanto o Fastback Hybrid registraram ótimos números de vendas. Isso prova que o consumidor brasileiro aprovou a tecnologia, que oferece um ganho real de economia sem elevar demais o preço final do carro.
O que esperar dos novos modelos híbridos
A chegada da motorização híbrida marca um novo capítulo para os compactos da Peugeot no Brasil. A marca está confiante no sucesso da estratégia, que une desempenho e eficiência.
- Lançamento: apresentação oficial confirmada para a primeira semana de janeiro
- Motorização: combinação do motor 1.0 Turbo 200 com o sistema MHEV de 12 volts
- Tecnologia: uso do sistema Bio-Hybrid desenvolvido pela Stellantis na América do Sul
- Objetivo: reduzir o consumo de combustível e impulsionar as vendas da dupla.
Ou seja, é uma jogada estratégica da Peugeot para atender a um consumidor que busca carros mais modernos e econômicos, sem abrir mão do design e do bom desempenho que já são marcas registradas do 208 e do 2008.
E você, acredita que os Peugeot 208 e 2008 híbridos vão fazer sucesso? Deixe sua opinião nos comentários!
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Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.