Petronas lança lubrificante que controla picos de aquecimento do motor

A Petronas, empresa de petróleo e gás, realizou uma coletiva de imprensa para anunciar o lançamento do novo lubrificante Petronas Syntium com tecnologia CoolTech. No evento (que aconteceu ontem, dia 6 de junho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo) representantes da marca explicaram que o objetivo do produto é ajudar a reduzir o aquecimento excessivo do motor e preservar o desempenho do componente.

Petronas Syntium com tecnologia CoolTech promete melhorar desempenho de motores | Foto: Divulgação

Marcelo Capanema, diretor técnico da Petronas, explica que os picos de aquecimento excessivo são problemas comuns nos motores, e costumam acontecer, por exemplo, em situações de trânsito e aceleração constante. “Muita gente não percebe porque esse aquecimento em excesso não é indicado no marcador do painel, mas ele acontece”, explica. Se não for regulada, a temperatura pode prejudicar peças importantes do propulsor e limitar seu desempenho.

O novo lubrificante foi desenvolvido e testado durante dois anos no Centro Global de Pesquisa e Tecnologia da empresa, localizado na cidade de Turin, na Itália. Segundo a empresa, o produto possui capacidade de transmissão de energia 63% maior do que os convencionais, e também consegue ajudar a baixar o consumo de combustível em até 5%. “Durante o desenvolvimento, foram mais de 15 mil horas de testes com motores”, conta Capanema.

Além de ajudar no controle do aquecimento do motor, o novo lubrificante promete manter seu grau de viscosidade por mais tempo, garantindo, assim, a lubrificação ideal do propulsor até a data da troca. Mesmo em situações extremas, a tecnologia também ajuda a evitar a formação de depósitos gerados graças aos picos de calor do componente.

Guilherme de Paula, CEO Américas da empresa, destaca que a parceria entre a Petronas e a Mercedes-Benz na Fórmula 1 ajudou na criação da nova tecnologia CoolTech. O piloto Lewis Hamilton, que faz parte da equipe Mercedes AMG Petronas, também comentou sobre o novo produto: “Em 2014, o novo regulamento da Fórmula 1 exigiu a utilização de motores menores e mais eficientes energeticamente. Apesar da redução, a mesma quantidade de energia é produzida, causando significativamente mais aquecimento dentro do motor, semelhante ao que acontece nos motores modernos dos veículos. Isto gera muito esforço podendo danificar os componentes essenciais do motor. O lubrificante desempenha um papel essencial para controlar a temperatura do motor evitando o aquecimento excessivo”, disse.

Na prática

No final do evento, a equipe de jornalistas presentes pode dar voltas na pista do autódromo em carros da montadora alemã equipados com o Petronas Syntium com tecnologia CoolTech. A reportagem do Garagem360 subiu a bordo de um dos veículos usados no Mercedes-Benz Challenge para uma volta em alta velocidade. O automóvel modificado para corridas foi conduzido por um profissional do Centro de Pilotagem Roberto Manzini, e chegou a 200 km/h em alguns trechos do percurso. Confira como foi a experiência no vídeo abaixo:

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile