Petróleo em crise: veja formas de economizar na gasolina
Veja dicas de como economizar na gasolina em época que o combustível pode ficar mais caro após o aumento do petróleo.
Com o conflito entre Rússia e Ucrânia, o petróleo atingiu o marco de US$ 140, algo que pode encarecer o preço do combustível derivado que é vendido no Brasil. Dessa forma, veja dicas de como economizar na gasolina.
Veja como economizar na gasolina em época de altas no combustível
Depois de subir cerca de 20% na semana passada, o preço do barril chegou perto dos US$ 140 na manhã da última segunda-feira (7), o nível mais alto desde 2008. O aumento ocorre perante a perspectiva de o Ocidente banir a compra de petróleo e gás da Rússia.
Dessa forma, o mercado espera uma alta no preço dos combustíveis repassados ao consumidor nos próximos dias. Dito isso, confira dicas para economizar na gasolina, como forma de fazer o combustível render mais.
Evitar o ponto morto pode ajudar a economizar na gasolina
Há um mito de que descer ladeiras na “banguela”, como o ponto morto é popularmente chamado, ajuda a economizar combustível. Isso caiu por terra há anos, desde que os carburadores entraram em extinção. Apesar de gastar pouco em relação ao consumo total, o gasto existe e pode ser facilmente evitado.
“Num congestionamento em que você sabe que ficará por mais de dois minutos, por exemplo, já vale a pena desligar o motor, pois o gasto ao ligá-lo novamente será menor”, explica Maurício Feldman, CEO da Volanty.
Evite pisar demais e mantenha velocidades constantes
Sabemos que o consumo varia de acordo com o modelo do carro, mas, no geral, o gasto de combustível aumenta significativamente a partir de altas velocidades. A 110 km/h, por exemplo, o veículo consome cerca de 25% a mais do que 90 km/h.
Dessa forma, evite velocidades muito altas, bem como a troca de marchas excessivas. Para isso, mantenha velocidades constantes sempre que necessário.
Evite bagagem desnecessária dentro do carro
O excesso de peso dentro do veículo também é um fator que contribui para um maior gasto de combustível. Por isso, experimente desapegar de coisas que não são realmente necessárias para determinadas viagens, mas nada de retirar estepe, extintor ou macaco!
“Evite esquentar o motor, pois tirando localizações muito frias, isso não é necessário. Cantar pneus, arrancadas e freadas muito abruptas também devem ser banidas da rotina dos econômicos. Isoladamente podem parecer medidas irrisórias, mas no final do mês a diferença é notável”, finaliza Feldman.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Manutenção do carro em dia é essencial
Além das dicas citadas, o especialista automotivo, Antonio Azevedo, CEO da LogiGO, uma empresa focada em inovar a mobilidade no Brasil, explica a importância de manter a manutenção veicular em dia para economizar na gasolina.
Manter a limpeza das vias do carro em dia é essencial, como trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas.
Além disso, a pressão dos pneus também deve estar em dia. Carros mal calibrados fazem mais esforço e consequentemente, gastam mais combustível.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.