Pet no carro: veja dicas para transportar animais com segurança
Com vários destinos pet-friendly é possível estar sempre com os animais. Veja dicas para transportar animais com segurança no carro.
Os animais de estimação estão cada vez mais sendo tratados como membros da família. E com vários destinos pet-friendly é possível ir para diversos lugares com os nossos melhores amigos. Por isso, o Garagem360 trouxe algumas dicas para transportar animais com segurança no carro.
Antes de mais nada, é preciso saber alguns cuidados extremamente importantes que podem ocasionar penalidades pelas leis de trânsito. Segundo o CTB (código brasileiro de trânsito), carregar o animal no colo enquanto se está dirigindo, transportar ele em áreas externas do veículo e deixar seu amigo colocar a cabeça para fora da janela, é passível de multa.
Como transportar animais com segurança?
Banco Traseiro
A melhor forma e mais segura é que o animal, principalmente os cachorros que costumam andar soltos e sem caixa de transporte, esteja no banco traseiro do carro. Pois, além de mais espaço, não corre o risco do bichinho atrapalhar a direção do motorista.
Cinto de Segurança
Sim, existem cintos de segurança para animais. Em diversas lojas do ramo pet é possível encontrar um cinto de segurança que pode ser acoplado na coleira. Isso previne que caso o motorista freie de forma imprevista, o pet não seja jogado para frente e não se machuque. Com o comprimento limitado, faz com que o animal não fique agitado andando de um lado para o outro e atrapalhe o motorista. É uma boa opção para cachorros de médio a grande porte e o indicado é que esteja com uma coleira estilo peitoral, pois coleiras de pescoço podem enforcar o bichinho.
Leia também: Limite de valor para carros PcD pode ser derrubado pelo Senado
Cadeirinha
Assim como para as crianças, também existem cadeirinhas para cachorros. Uma ótima opção para animais de pequeno porte. A cadeirinha fica em um dos bancos do carro na parte traseira, onde o animal é colocado dentro dela e é preso pela coleira para que fique seguro dentro da cadeirinha, sem pular ou se agitar dentro do veículo.
Grade de segurança
Para quem tem animais de grande porte, é possível encontrar no mercado uma grade de segurança que impede que o cachorro fique muito próximo a visão do motorista, ou ate mesmo queira se enfiar entre os bancos dianteiros, atrapalhando a direção.
Ventilação
Mantenha sempre o veículo ventilado, principalmente em dias de muito calor. Alguns animais se estressam durante o passeio de carro, então é importante manter uma temperatura adequada dentro do veículo.
Jornalista, 27 anos. Formada desde 2017 pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como repórter na editoria de cultura no Jornal Diário do Grande ABC, onde escreveu matérias sobre cultura, turismo e assuntos diversos para a revista mensal.