Pesquisa revela: maior receio dos brasileiros no trânsito é com roubos

Roubo de carros: pesquisa revela que a maior preocupação dos brasileiros que não possuem seguros é ser roubado ao sair de casa

A maior parte dos donos de carros no Brasil estão buscando segurança. Pesquisa realizada pela Opinion Box revela que a maior preocupação para 32% brasileiros que não possuem seguros é passar pelo roubo de carros ao sair de casa para dirigir.

O estudo foi contratado pela Youse Seguros, insurtech especializada em seguro auto, para entender as maiores preocupações da população no trânsito.

Entre os entrevistados, 19% relatam ter mais preocupações em bater no carro de outra pessoa e outros 16% citam danos físicos, como atropelamentos, como sua maior preocupação. Veja detalhes.

Pesquisa revela perfil de quem contrata seguro auto

Furtos foram indicados como maior motivo de preocupação por 12% dos entrevistados, enquanto bater o próprio carro está no topo da lista de 11% dos participantes. 9% afirmam não ter preocupações no trânsito.

 

Furto do carro também é motivo de preocupação para brasileiros (Foto: Divulgação)

A maior parte das pessoas utiliza o carro para atividades do dia a dia, como fazer compras (81%), passeios (74%), visitar amigos e familiares (71%), deslocar para o trabalho (57%). Apenas metade dos entrevistados disseram utilizar o carro para viagens (50%) e somente 9% usam o veículo para trabalhar profissionalmente como motorista.

A pesquisa também mostra que 90% dos que não têm seguro possuem apenas um carro – o restante possui dois ou mais veículos. 

Aqueles que têm mais de um veículo, costumam contratar seguros. O tempo do carro também influencia na decisão. Entre os entrevistados, 22% são donos de carros fabricados antes de 2005. A maioria (33%) tem carros entre 2010 e 2014, 19%, entre 2005 e 2009. Os proprietários de veículos mais recentes, de 2015 para cá, são 26%.

O levantamento ainda mostra que metade do público que não possui seguro em seu carro sequer chegou a fazer uma cotação. Caso decidam contratar o serviço no futuro, o preço seria um fator decisivo para 59% das pessoas, seguido dos benefícios (coberturas e assistências) para 39% e programas de recompensas (32%).

Outros fatores como atendimento humanizado, pagamento por quilômetros rodados e questões pessoais também foram selecionados.

(Ilustrativa)

Metodologia da pesquisa (roubo de carros)

A pesquisa feita pelo Opinion Box entrevistou 412 pessoas online entre fevereiro e março de 2022. O questionário foi dividido entre 45 perguntas, com uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais.

O público foi formado 53% por mulheres e 47% por homens. 21% possui idade entre 18 a 24 anos, 12% entre 25 a 29 anos, 23% entre 30 a 39 anos, 18% entre 40 a 49 anos e 26% com 50 anos ou mais.

Maior parte dos entrevistados (53%) são das classes D e E, com renda igual ou abaixo de R$ 3.636;  35% estão na classe C, com renda até R$ 6.060. Já 12% estão nas classes A e B, com renda igual ou acima de R$ 6.061.

Foram entrevistadas pessoas em todas as cinco regiões do País: 40% no Sudeste, 26% no Nordeste, 19% no Sul, 9% no Norte e 6% no Centro-Oeste.

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile