60% dos que pretendem trocar de carro em 2023 preferem híbridos e elétricos

Carros híbridos e elétricos estão na mira dos motoristas brasileiros que desejam comprar um carro novo no próximo ano; veja o levantamento

De acordo com levantamento de empresa de seguros, 60% dos brasileiros que desejam comprar carros no próximo ano têm preferência por híbridos e elétricos, segmento que tem ganhado força no país.

Carros híbridos e elétricos estão na mira dos brasileiros que desejam comprar um carro novo no próximo ano, aponta levantamento (Foto: Freepik)

Híbridos e elétricos em ascensão? Levantamento mostra que sim

Uma pesquisa feita pela 123Seguro, plataforma digital de seguros, apontou que a maioria dos brasileiros que pretendem comprar um carro no próximo ano está de olho em veículos eletrificados: 37% das pessoas disseram preferir modelos que combinam motores elétricos e a combustão (híbridos), enquanto 23% estão de olho nos veículos elétricos – totalizando 60% de interesse nos eletrificados.

No caso dos modelos a combustão, 26% dos entrevistados desejam carros movidos à gasolina; 12%, os com motores flex; e apenas 2% a GNV. Para obter as informações, a empresa entrevistou motoristas de todo o país que estão inseridos em sua plataforma.

Entretanto, os dados que apontam os “desejos” dos brasileiros divergem da atual situação do país. A maior parte dos entrevistados utiliza carros movidos a gasolina (52%) e flex (32%), enquanto apenas 9% utiliza veículos híbridos.

“Há muito tempo se discute se os carros movidos a gasolina realmente vão chegar ao fim. Entretanto, ano após ano, vemos a continuidade na preferência dos motoristas por esse tipo de modelo. Decidimos elaborar uma pesquisa para entender como estão as preferências da população brasileira quanto aos tipos de automóveis e notamos que muitas pessoas estão de olho nos híbridos”, afirma o country manager da 123Segur, Marcelo Biasoli.

Preço e falta de estrutura são principais fatores que dificultam a compra

De acordo com o levantamento, o principal obstáculo em comprar um carro híbrido é o custo de aquisição (63%), seguido da falta de infraestrutura de carregamento (25%) e da incerteza tecnológica (7%).

Os dados do estudo foram coletados de forma totalmente digital e são baseados em opiniões e ações da população em setembro de 2022.

Setor passa por fase de crescimento (Foto: Divulgação)

A evolução dos híbridos e elétricos no país

O Brasil emplacou em 2022, de janeiro a outubro, nada menos do que 114 modelos diferentes de veículos eletrificados leves (híbridos e elétricos plug-in), produzidos por 39 empresas.

A ampliação da oferta já aproxima o mercado brasileiro do europeu, por exemplo, que oferece entre 150 e 200 modelos de veículos elétricos plug-in. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE.

Além disso, levantamento da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o segmento de híbridos e elétricos tem uma participação de 2,4% na frota nacional. Até outubro desse ano, 31.865 carros híbridos e 6.822 modelos 100% elétricos foram emplacados.

Para efeito de comparação, em 2021 inteiro, entre janeiro e dezembro, 2.860 carros elétricos foram emplacados.

Híbridos e elétricos têm 2,4% de participação no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile