Pesquisa mostra ordem dos fatores decisivos na hora de comprar carros
Segundo estudo, o preço ainda é o principal fator decisivo na hora de comprar carros. Além dele, a segurança também é destaque, veja mais!
Através de pesquisa, foi constatado que o preço de veículo ainda é o principal fator para a aquisição de um veículo. O segundo fator a ser levado em consideração é a segurança. Confira as informações, que funcionam também como dicas para comprar carros!
Preço ainda é fator decisivo na hora de comprar carros
Recente pesquisa Brand Health Tracker 2021, elaborada pela OLX, revela que preço ainda é o fator que mais impacta na compra de um automóvel. É seguido por segurança (2º), consumo de combustível (3º), conforto (4º), manutenção (5º), marca (6º), tecnologia (7º), espaço interno/porta-malas (8º) e custo de seguro (9º).
“A tomada de decisão para adquirir um automóvel se baseia na demanda. O consumidor quer comprar um carro porque a família cresceu, ou porque precisa de um porta-malas maior, ou porque vai se tornar motorista de aplicativo, por exemplo. E fica evidente na pesquisa que, seja qual for a necessidade de cada um, o custo-benefício ainda é relevante na escolha do modelo e do ano do carro”, explica VP de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.
Maior interesse em comprar carros em plataformas de compra e venda
No primeiro semestre deste ano, o número de contatos com vendedores por interessados em comprar carros na plataforma cresceu 20% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que resultou em um crescimento de 33% nas vendas por meio da plataforma.
Os entrevistados foram questionados sobre o quanto seria importante a digitalização na jornada de compra e venda de veículos. A maioria afirmou que deseja processos menos burocráticos e mais digitais como os trâmites relacionados ao levantamento do histórico veicular (81%), à transferência de documentação (79%) e às tratativas com os Detrans (76%).
Um levantamento da plataforma identificou que anúncios de veículos com o Histórico Veicular, por exemplo, são 52% mais visitados na plataforma e vendem até 75% mais rápido em comparação aos que não têm esta funcionalidade.
A pesquisa ainda mostrou que 75% dos respondentes anunciaram carro em sites e aplicativos de compra e venda de automóveis, 54% em redes sociais, 20% consultou amigos e parentes, 12% fez contato direto na concessionária por telefone ou pessoalmente, 9% em classificados de jornal e revista.
Aumento na compra e venda de veículos
A pesquisa também observou um aumento de 14 p.p. na quantidade de pessoas que comercializam automóveis, somando 54% dos que se identificaram como compradores e vendedores. Isso significa que a maioria das pessoas pretende vender o automóvel que já possui para comprar outro.
O estudo também revelou a diminuição de 8 p.p. daqueles que se dizem compradores, com um total de 17%, mostrando um cenário mais contido dentre aqueles que utilizariam suas economias para adquirir um veículo. E com redução de 1p.p., 8% se denominam vendedores, ou seja, que anunciaram algum automóvel para venda no último ano e/ou pretendem anunciar algum automóvel para venda nos próximos 2 meses. Percebe-se, assim, que trocar de carro é a opção dominante entre a maioria dos respondentes. A comparação é feita entre a pesquisa atual de 2021 e a anterior de 2020.
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Perfil dos entrevistados
Foram entrevistados mais de 465 homens e mulheres, que conhecem sites e aplicativos de compra e venda de carros, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C. O levantamento foi realizado entre 14 e 21 de maio. Desde 2019, até a última edição, realizada no primeiro semestre deste ano, o estudo BHT já entrevistou mais de 2.300 pessoas com idades entre 18 e 55 anos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.