Pesquisa de opinião: Lexus e Nissan são eleitas as melhores marcas; carros elétricos e híbridos decepcionam

Pesquisa de opinião: Lexus e Nissan são eleitas as melhores marcas; carros elétricos e híbridos decepcionam. Veja o panorama.

A JD Power divulgou seu aguardado levantamento anual sobre a qualidade de carros novos no mercado dos Estados Unidos, revelando um cenário das melhores marcas de carros. 

Lexus e Nissan são eleitas as melhores marcas; carros elétricos e híbridos decepcionam

Com base na experiência de 92.694 proprietários nos primeiros 90 dias com seus veículos, a pesquisa, composta por 227 perguntas, apontou Lexus e Nissan como as líderes em confiabilidade, enquanto veículos elétricos e híbridos plug-in ainda enfrentam desafios na satisfação do consumidor.

A pesquisa da JD Power de 2025 coroou a Lexus como a marca com menor número de problemas por 100 veículos (PP100), registrando impressionantes 166 PP100. Esse resultado representa um salto significativo para a marca de luxo, que em 2024 ocupava a oitava posição com 176 PP100.

As marcas japonesas Lexus e Nissan lideram preferência dos consumidores - Foto: Divulgação
As marcas japonesas Lexus e Nissan lideram preferência dos consumidores – Foto: Divulgação

A Nissan também teve um desempenho notável, ficando em segundo lugar com 169 PP100, seguida de perto pela Hyundai, com 173 PP100.

Um fato curioso da edição deste ano é a ascensão da Jaguar. No ano em que a fabricante britânica pausou as vendas de carros novos, seu índice de defeitos despencou, catapultando-a da 15ª para a quarta posição, com 175 PP100. Em contrapartida, a Ram, que liderou a lista em 2024 com apenas 149 PP100, teve uma queda expressiva para a 25ª posição, registrando 218 PP100.


O lado oposto da lista: Infinit, Volvo e Audi

Na outra extremidade do ranking, a Infiniti, marca de luxo da Nissan, apresentou o maior número de problemas, com 242 PP100. Ela é seguida de perto pela Volvo (258 PP100), e a Audi amarga a última posição, com 269 PP100.

Sem grande atenção da Nissan, Infinit perde credibilidade - Foto: Divulgação
Sem grande atenção da Nissan, Infinit perde credibilidade – Foto: Divulgação

A Volkswagen, parceira da Audi, também não teve um bom desempenho, registrando 225 PP100. Marcas como Tesla (200 PP100) e Rivian (274 PP100) são tradicionalmente excluídas do ranking principal por não fornecerem dados completos à JD Power.


Carros elétricos e híbridos enfrentam desafios

Os especialistas da JD Power observaram que a maioria dos problemas reportados pelos proprietários está relacionada a aspectos de experiência do usuário, e não a falhas mecânicas graves. As principais queixas envolvem o funcionamento das centrais multimídia, a complexidade dos comandos táteis e a frequente “falta de versatilidade” em relação ao tamanho dos porta-copos.

Uma segunda análise da pesquisa revelou que a satisfação com veículos eletrificados ainda é um ponto de atenção. A classificação média para carros elétricos (212 PP100) é considerada insatisfatória, mas os híbridos plug-in (237 PP100) se saem ainda pior.

A principal razão para a insatisfação parece ser a inconveniência do carregamento, que não atende às expectativas dos compradores. Em contraste, os híbridos convencionais (196 PP100) e, especialmente, os carros movidos a gasolina (184 PP100) são reconhecidos como menos problemáticos e mais confiáveis na percepção dos consumidores.

Leia também: Lexus anuncia garantia inédita de 10 anos para segmento de veículos premium

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA