Pesquisa da Ford Europa traça perfil dos compradores de SUV’s no continente

Notícias 16 de maio de 2016 Leo Alves 0

Nos últimos 11 anos, as vendas de SUV’s na Europa quadruplicou. Segundo um levantamento realizado pela Ford, jovens entre 17 e 34 anos ( Geração Millennials), mães com crianças pequenas e pessoas na faixa dos 50 anos que possuem uma vida mais dinâmica – chamadas de “Quintatics” -, são os principais compradores de utilitários esportivos no continente europeu.

A pesquisa foi realizada em cinco países (Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha), e ouviu aproximadamente cinco mil consumidores que têm ou pretendem ter um SUV nos próximos 12 meses. Do público, cerca de um terço são mães, um quarto são jovens e um quinto são os “Quintatics”.

“Os utilitários esportivos deixaram de ser um pequeno nicho na Europa para se tornar uma das tendências automotivas mais significativas da última década”, afirma Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa. A expectativa é que até 2020 os SUV’s conquistem cerca de 30% do mercado no continente.

Ainda segundo o estudo, as mães entrevistadas veem nos SUV’s uma maior segurança para a família, além de entenderem que os modelos possuem bom desempenho em momentos de mau tempo. Os maios jovens acreditam que eles simbolizam o sucesso, e o público dos 50 anos, admira a posição mais elevada de dirigir e a capacidade fora da estrada.

“Os SUVs funcionam para todos os tipos de pessoas porque oferecem uma solução versátil, como um smartphone, que pode ser também câmera, tocador de música ou lanterna. Eles servem tanto para aventuras de fim de semana como são uma opção prática e elegante para ir à escola, com excelente visibilidade”, conclui de Waard.

Atualmente, a Ford tem à venda três veículos do segmento na Europa: EcoSport e Edge (também vendidos no Brasil) e Kuga (disponível na Argentina). A expectativa da montadora é vender cerca de 200 mil utilitários esportivos no continente europeu em 2016, 200% a mais que o número de 2013.