Pesquisa da Ford aponta que ações de compartilhamento devem gerar receita de R$ 1,17 trilhão em 2025

A Ford mantém um grupo de trabalho dedicado a analisar as novas atitudes dos consumidores no mercado mundial, e uma das principais tendências atuais que a empresa tem percebido é o crescimento do compartilhamento de carros e outros bens e serviços. “A economia compartilhada deve gerar mais de R$ 52 bilhões em receitas globais, e a projeção é que, até 2025, possa chegar a R$ 1,17 trilhão, com o compartilhamento de carros crescendo 23%”, afirma Will Farrelly, especialista da área de inovação da experiência do usuário da montadora.

Desde veículos e música até hospedagem de férias, as pessoas estão mais preparadas do que nunca para compartilhar bens e serviços. “Usando o smartphone, você pode rapidamente ‘dividir’ carros e caronas, favorecendo a mobilidade e reduzindo os congestionamentos”, acrescenta o especialista Ford.

Tendência na Europa

Para entender essa tendência, a Ford Europa promoveu uma pesquisa sobre atitudes dos consumidores em relação ao compartilhamento de automóveis e outros bens e serviços. Uma de suas conclusões é que, se emprestar as chaves do carro já foi considerada a maior prova de confiança, hoje a maioria dos europeus admite compartilhar a sua “joia” com alguém que não conhece.

Das 10.016 pessoas entrevistadas na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha e no Reino Unido, 55% compartilhariam o veículo por dinheiro, 44% compartilhariam a casa, 33% o telefone celular e 17%, o cão. A maioria também se disporia a dirigir para outros (78%) ou transportar pacotes (78%). Além disso, 76% recorreriam à carona compartilhada, 73% a um serviço de vaga de estacionamento e 72% usariam carros compartilhados.

Ainda de acordo com o estudo, 61% dos homens disseram estar preparados para dividir o carro, comparado a 49% das mulheres. Entre homens e mulheres de 25 a 34 anos essa porcentagem sobe para 68%.

Automóveis e mobilidade

Como parte da sua transformação em uma empresa automotiva e de mobilidade, a Ford também está investindo em novas oportunidades de negócios por meio do plano Smart Mobility. Um exemplo disso é o FordPass, nova plataforma de serviços para os clientes em parceria com empresas de combustível, pagamento móvel de estacionamento, compartilhamento de carros e outros. Recém-lançado nos Estados Unidos, ele agora está sendo gradativamente expandido para outras partes do mundo.

Além deste, a montadora conta com os serviços Ford Carsharing, com 176 estações na Alemanha; GoDrive, em Londres, na Inglaterra, e o CarAmigo, primeiro serviço de aluguel de automóveis entre particulares da Bélgica. Nos Estados Unidos, com o Dynamic Shuttle, a empresa oferece um serviço de carona sob demanda para os empregados da sua sede em Dearborn. Este ano, iniciou também o aplicativo MyBoxMan, que permite aos motoristas ganhar dinheiro com a entrega de encomendas, usando o sistema de conectividade SYNC de seus carros.

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile