Pesquisa aponta que 77% dos brasileiros desejam carros híbridos

Levantamento do Mercado Livre aponta que a procura por carros híbridos dentro da plataforma cresceu 77%. Veja os modelos mais buscados.

De acordo com um levantamento do Mercado Livre, a procura por carros híbridos usados cresceu 77% dentro da plataforma de compra e venda. Os dados também apontam que o volume resultou em um aumento de 31% na intenção de compra, quando os usuários entraram em contato efetivo com o vendedor para iniciar a negociação.

Levantamento do Mercado Livre aponta que a procura por carros híbridos dentro da plataforma cresceu 77%

Levantamento do Mercado Livre aponta que a procura por carros híbridos dentro da plataforma cresceu 77% (Foto: Divulgação)

Procura por carros híbridos cresce em 2022

O Mercado Livre, um dos maiores e-commerce na América Latina, registrou um aumento de 77% na procura por carros elétricos e híbridos seminovos na plataforma em 2022, frente ao mesmo período do ano anterior.

Os modelos híbridos mais buscados são Toyota Corolla, Ford Fusion e Porsche Panamera. Já o top 3 entre os elétricos é formado por automóveis do segmento de luxo, como o Porsche Taycan, o BMW i3 e o Tesla Model S.

“A oferta de automóveis elétricos e híbridos é algo ainda muito recente, principalmente no mercado nacional, e que está em constante expansão. Antes, somente as montadoras e marcas de luxo ofereciam opções, vide o alto custo dos modelos. Isso explica esse top 3 entre os elétricos seminovos.” Conta Luciano Avila, head de motors no Mercado Livre

“Já entre os híbridos, observamos modelos com valores mais acessíveis, como Toyota e Ford. Ao passo que o interesse nesse tipo de modelo cresce, a tendência é que cada vez mais montadoras ofereçam automóveis nesse segmento e isso se transmita em uma queda nos preços”, completa Avila.

Mês de janeiro foi o de maior procura

No mesmo período, a intenção de compra, ou seja, quando o comprador entra em contato com o vendedor para iniciar negociações, cresceu 31%. Os meses de procura mais alta no ano até aqui foram janeiro, março, abril e junho, com janeiro apresentando a maior média de contatos dos últimos dois anos.

Entre os 0 km, a demanda se manteve estável, com uma variação negativa nas visitas de 4%. A intenção de compra, por sua vez, teve uma queda de 20%. Os modelos elétricos novos mais visitados foram o Audi E-TRON, o Tesla Model e o Nissan Leaf. Já, entre os automóveis híbridos, foram Toyota Corolla Cross, Toyota Corolla e o Volvo XC60.

Levantamento do Mercado Livre aponta que a procura por carros híbridos dentro da plataforma cresceu 77%

Toyota Corolla Cross Hybrid está entre os mais buscados (Foto: Divulgação)

Preço dos combustíveis pode justificar o aumento pela procura de carros híbridos e elétricos

Desde o início da pandemia um dos setores que mais registrou aumento de preço foi o dos combustíveis, principalmente a gasolina e diesel, produtos derivado do petróleo e que seguem a política de preços internacionais praticados pela Petrobras.

Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa que apresenta soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, os eletrificados, por mais que os carros híbridos e elétricos tenham uma barreira de entrada, que é o seu alto valor, representam mais economia ao longo prazo.

“O mundo está mudando e a crise dos combustíveis amplifica ainda mais a busca pelos carros elétricos. Além disso, estes veículos possuem menos peças que os carros à combustão, o que torna a sua manutenção muito mais barata”, explica o executivo.

Em média, o brasileiro gasta quase 10 mil reais em combustíveis fósseis por ano e o preço médio nacional da gasolina está em R$5,74 o litro. Neste cenário, ao encher um tanque de 55 litros, duas vezes ao mês, o brasileiro está gastando cerca de R$630 reais.

“Isso representa mais da metade do salário mínimo. Algo que mostra a insustentabilidade dos carros movidos a combustão e causa dúvidas dos consumidores que buscam adquirir um automóvel novo ou usado.” Completa o especialista.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA