Pesquisa aponta preferência pelos carros usados; saiba por que

De acordo com um levantamento da Webmotors, cerca de 72% dos jovens de 18 a 25 anos, tem interesse em adquirir um modelo. Desses, 90%  preferem os carros usados, por ter um preço mais acessível. Veja mais detalhes.

Pesquisa revela predileção dos jovens por carros usados
Pesquisa revela predileção dos jovens por carros usados (Foto: Pixabay)

Carros usados são a predileção dos jovens brasileiros que pretendem comprar um veículo esse ano

A Webmotors, realizou um levantamento para compreender o perfil de comprar dos jovens brasileiros quando o assunto é adquirir um carro.

O novo estudo contou com a participação de mais de 1.200 consumidores, com idade entre 18 e 25 anos de todo o Brasil. Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados declararam ter a intenção de concluir a troca ou a compra de um carro ainda em 2022.

VEJA TAMBÉM

Além da intenção de compra entre o público, a pesquisa também revelou que entre os que estão interessados na compra de um novo modelo, 90% deles procuram por carros usados, tendo em vista o preço mais acessível.

“Os modelos usados estão na mira de 90% de todos os respondentes. Dentro da faixa etária pesquisada, os itens que mais contam na hora de finalizar o negócio são preço acessível, conforto e economia de combustível”, analisa a CMO da Webmotors, Cris Rother.

Pesquisa revela predileção dos jovens por carros usados
O principal fator na hora de decidir qual modelo comprar é o preço, revela pesquisa (Foto: Freepik)

Dos entrevistados, 60% não possuem carros

Do total de entrevistados, 60% ainda não possuem um carro. A pesquisa revelou que a maioria deles pretendem realizar a primeira compra ainda no primeiro semestre de 2022.

Para isso, 38% já guardaram o valor do bem em uma poupança, ao passo que 20% também tiveram a preocupação de quitar débitos anteriores.

A parcela dos que preferiram investir em um consórcio também é pequena, com apenas 6% de adesão. Os compradores de primeira viagem revelam que atualmente utilizam os carros por aplicativo como principal meio de locomoção (39%), seguidos pelo metrô (31%). Outros 30% estão divididos entre ônibus e bicicleta.

Para quem já tem um carro (40%), o primeiro passo para realizar a troca já foi dado: 68% deles já se preparam para realizar o negócio, 34% pouparam o dinheiro em banco, enquanto outros 23% preferiram quitar débitos antigos ou investir em um consórcio (11%). Nesse perfil, 83% utilizam o veículo atual como principal meio de transporte.

Na Webmotors, os jovens de 18 a 25 anos, já são 7% do total de pessoas que anunciam na plataforma, o que corresponde a aproximadamente 5 mil pessoas.

Preço é o principal fator decisivo na hora da escolha

A CMO da Webmotors finaliza e comenta que a categoria não tem como prioridade outros fatores como preço do seguro, bem como sustentabilidade e tecnologia embarcada, por exemplo. Para eles, o preço final do veículo ainda é o principal fator decisivo.

“Como esse é um perfil de consumidor que naturalmente têm menos dinheiro para investir, mas precisa de um carro para dar um upgrade no conforto e locomoção, itens como valor do seguro, sustentabilidade e alta tecnologia não são atributos considerados essenciais”, comenta Cris Rother.

Pesquisa revela predileção dos jovens por carros usados
Temas como valor do seguro, sustentabilidade e tecnologia embarcada não são prioridades para a categoria, conforme os dados (Foto: Freepik)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar