Perdeu o prazo do exame prático da CNH? Justiça prorroga em mais 90 dias.

Perdeu o prazo do exame prático da CNH? Justiça prorroga em mais 90 dias. Veja o que diz a decisão da 16ª Vara do Distrito Federal.

Perdeu o prazo do exame prático da CNH? Uma decisão vai beneficiar mais de 5 mil candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo. A justiça Federal prorrogou o prazo para realização do exame prático. 

Justiça prorroga em mais 90 dias

O prazo de quem tem processo aberto para emissão da CNH com vencimento até 31 de dezembro de 2023 foi estendido até 31 de dezembro de 2024. Com a nova prorrogação, eles terão mais 90 dias para realizar a prova prática – 31 de março de 2025. 

Segundo a AAESP (Associação das Autoescolas do Estado de São Paulo), a principal razão foi a alta demanda acumulada desde 2020, que sobrecarregou os órgãos de trânsito em todas suas esferas. “Hoje há muitos candidatos e poucas vagas para a prova, cuja abertura é responsabilidade do Detran, ressalta.  

Essa demanda extra está ligada diretamente a pandemia, período em que o Detran e os demais órgãos de trânsito estavam com suas atividades reduzidas. O resultado é sentido até hoje, com longas filas e espera para realização do exame prático. 

Justiça prorroga por 90 dias exame prático da CNH - Foto: Reprodução
Justiça prorroga por 90 dias exame prático da CNH – Foto: Reprodução

Muitos candidatos, que já haviam concluído as etapas anteriores do processos, como exame psicotécnico e o curso teórico nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e aulas práticas, corriam o risco de recomeçar tudo caso não conseguissem realizar o exame dentro do prazo original

A decisão 

Diante deste cenário, a AAESP recorreu à justiça em uma contra o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e o Detran na 16ª Vara do Distrito Federal. Entre as alegações, o atraso, alta demanda e falta de vagas para o exame prático. 

Exames práticos prorrogados por 90 dias em São Paulo - Foto: Freepik
Exames práticos prorrogados por 90 dias em São Paulo – Foto: Freepik

O juiz Leonardo Pauperio aceitou o argumento da entidade e inicialmente prorrogou o prazo por 90 dias. Na decisão, o juiz destacou que a medida visa evitar que os candidatos sejam penalizados por falhas estruturais e operacionais alheias à sua responsabilidade. 

“Se o prazo atual não for prorrogado, uma grande quantidade de alunos das autoescolas associadas serão prejudicados. Muitos podem perder o direito de concluir seu processo de habilitação devido à incapacidade dos órgãos de trânsito em atender à alta demanda reprimida”, ressalta Leonardo Pauperio, juiz federal, na decisão. 

O Detran de São Paulo afirma não ter sido notificado da decisão, tampouco sobre as orientações para atender aos candidatos. 

O órgão não atualiza o número de CNHs emitidas desde 2021. No último ano de divulgação, 2020, foram 3,5 milhões novos condutores habilitados em São Paulo.

Leia também: Detrans de todo o Brasil emitem comunicado para novas regras da CNH válidas a partir de 01/2025

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA