Perda de potência e solavancos no motor: veja o que pode ser
Perda de potência e solavancos no motor: Pode ser a válvula EGR. Entenda seu funcionamento e porque dá problema.
Você já sentiu o funcionamento irregular, perda de potência e solavancos no motor durante a condução? Esses “sintomas” podem ser indicativos de diversos problemas mecânicos, mas se estão juntos, a resposta pode estar na válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation – traduzido).
O que é a válvula ERG?
De acordo com a MotorService, a válvula ERG é um componente localizado entre o canal do escapamento e o coletor de admissão do motor responsável por direcionar parte dos gases do escapamento até um circuito de admissão, ajudando na diminuição da temperatura de combustão.
Faz parte do sistema de controle de emissões veiculares, de modo a reduzir a formação de óxidos de nitrogênio (NOx) nos gases de escape. Nesse sistema, a válvula ERG atua recirculando parte dos gases de escape já queimados de volta para a câmara de combustão para reduzir a temperatura e a formação do NOx.
Sintomas
Os sinais mais comuns são:
- perda de potência por conta da redução no fluxo de ar para a câmara de combustão.
- solavancos devido a falta de equilíbrio da mistura de ar e combustível.
- Aumento no consumo de combustível, uma vez que o motor não trabalha da mesma forma.
- Luz do “check engine” (verifique o motor). Nesse caso, a central eletrônica identifica o mau funcionamento da válvula EGR e acende a luz de advertência no painel.
Como a válvula ERG pode causar perda de potência e solavancos no motor?
Em geral, os motivos que podem gerar a perda de potência e solavancos são:
- Defeito mecânico – a válvula EGR pode apresentar problemas mecânicos, como falha na membrana ou no atuador, impedindo o funcionamento adequado.
- Mau funcionamento do sensor – o sensor da válvula monitora o funcionamento do componente e envia as informações para a central eletrônica. Caso haja problemas no sensor, a informação enviada pode ser incorreta, afetando o desempenho do motor.
- Entupimento – com o tempo a válvula pode acumular fuligem e outros depósitos, obstruindo o fluxo de gases, o que prejudica o motor.
“A válvula EGR pode ser bloqueada em estado aberto por corpos estranhos provenientes do catalisador, devido a pulsações na seção de escapamento, como fragmentos de um catalisador danificado ou pingos de solda provenientes da fabricação do catalisador, e podem ser aspirados nos tubos de recirculação dos gases de escape, ou por vácuo na seção de admissão de motores a gasolina”, ressalta a MotorService.
Como identificar e resolver o problema?
O primeiro passo é identificar o problema. Segundo a MotorService, os códigos de falhas mais comuns no scanner são:
P1444 – sensor de posição válvula EGR/ Funcionamento defeituoso ou erro de faixa, e
P16786 – vazão EGR demasiado grande.
Além da análise do código de falha, é importante fazer inspeção da válvula para avaliar se há sinais de entupimento e danos.
Se for o caso, será necessária a limpeza ou substituição da válvula EGR, assim como o diagnóstico do catalisador para avaliar se este não foi danificado.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.