Perda de eficiência na frenagem; veja um dos motivos
Entenda o que é a perda de eficiência na frenagem de um veículo e conheça um dos motivos que podem causá-la; confira todos os detalhes!
A perda de eficiência na frenagem pode ser um tanto quanto alarmante para um automóvel, afinal, o sistema de freios é indispensável para que um veículo possa circular.
O que acontece é que muita gente fica na dúvida do que pode, de fato, levar a essa perda de eficiência, além do que deve ser feito para revertê-la.
Para sanar todas as questões, o Garagem360 traz informações cruciais sobre o assunto. Acompanhe!
A perda de eficiência na frenagem pode ser perigosa?
Sem sombra de dúvidas, a resposta é sim. Isso porque, conforme mencionado, os freios fazem parte dos sistemas essenciais de um veículo.
Dessa forma, quando acontece a perda de eficiência na frenagem, os freios costumam apresentar falhas e demais problemas que podem comprometer, inclusive, a segurança do motorista e dos passageiros.
Vale destacar que o sistema de freios dos automóveis é compostos por diversos componentes. Entre esses componentes, pode-se destacar alguns como:
- Discos
- Pastilhas
- Servo freio
- Cilindro mestre
- Fluido de freio
No caso do fluido de freio, ele é responsável justamente pela transmissão da pressão que aciona o sistema.
O que pode prejudicar os freios de um carro?
Uma das principais causas que estão diretamente ligadas à perda de eficiência do sistema de frenagem é justamente o fluido do freio.
Isso porque ele pode estar contaminado, e assim, consequentemente, danificar outros componentes do sistema, como o cilindro mestre.
Dessa forma, o resultado é uma redução significativa na funcionalidade dos freios dos veículos, e é por isso que é preciso ter tanta atenção.
Mas o que pode contaminar esse fluido? Bem, a contaminação pode acontecer através de resíduos como lama, poeira e água, entre outras coisas similares.
Veja o que fazer na hora da manutenção
Todo mundo sabe que a melhor forma de evitar problemas com qualquer tipo de veículo é realizar a revisão regularmante.
No entanto, o que acontece é que muita gente pode esquecer de dar uma atenção especial para o fluido do freio, e aí, é problema na certa.
Dessa forma, é indispensável sempre verificar o estado do fluido, e, caso seja preciso, na hora da troca, observar a especificação de DOT de cada veículo.
Para isso, basta consultar o manual do proprietário e seguir o período indicado para a devida substituição do fluido.
Aproveite para conferir: Especialista revela a principal causa da queima da junta do cabeçote e ensina como evitar