Películas automotivas: tudo que você precisa saber antes de personalizar o seu carro

Quer saber mais sobre películas automotivas? Veja o que os profissionais têm a dizer sobre esse tipo de material.

Reunindo benefícios como a proteção de pintura e personalização de cor, as películas automotivas seguem em alta. Mas você sabe quais são liberadas? Para que servem, bem como seus benefícios? 

instalação de películas automotivas. Foto: Freepik

Tudo o que você precisa saber sobre películas automotivas

De acordo com Fellipe Moretti, coordenador de Produtos Graphics da Avery Dennison para a América Latina, existem diferentes tipos de soluções, que podem ser escolhidas de acordo com o objetivo de cada proprietário. 

Pode ser apenas proteger a pintura original de fábrica ou mesmo repaginar o veículo com novas cores e texturas.

“Conservar a pintura do veículo pode ser uma tarefa desafiadora, uma vez que os automóveis vivem expostos às ações do tempo e nunca estão livres de riscos e arranhões, seja em estacionamentos, breves passeios, ou ainda, durante as viagens, quando areia e pequenas pedras do asfalto podem atingir a lataria.

Aos que desejam a personalização, o único ponto de atenção diz respeito à legislação”, ressalta o especialista.

A questão levantada por Moretti, sobre a customização dos veículos, está presente na Resolução 292, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O órgão passou a exigir algumas condições para que o envelopamento seja considerado legal.

A princípio, as alterações de cor que ultrapassem os 50% do veículo, seja por meio de adesivamento ou pintura, precisam passar por uma atualização no Certificado de Registro do Veículo (CRV) junto ao Detran.

Caso essa medida não seja adotada, o condutor pode ser penalizado com uma multa, indicada como infração grave, além de receber pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação.

Películas automotivas para proteção da pintura

Aos que buscam soluções para proteger a pintura sem alterar a cor original do veículo, Moretti explica que as películas PPF, ou Paint Protection Film, destacam-se entre as melhores opções.

Elas são de poliuretano transparente, o que lhe compete:

alto brilho e alta resistência a riscos, manchas e demais abrasões,

é autorregenerativa, o que faz com que arranhões desapareçam em poucos minutos com a ação do valor do ambiente. 

“Contamos hoje com diferentes opções, de alta tecnologia agregada, que podem ser aplicadas assim que o veículo sai de fábrica. É uma forma para os que desejam manter a pintura impecável, e que inclusive ajuda a valorizar o automóvel no ato da venda a terceiros” ressalta.

Aplicação de película deve ser feita por profissionais. Foto: Freepik

O executivo explica que soluções como a SPF-X5, contam com quatro camadas (adesiva, central, de cobertura e de proteção).

Elas destacam-se por conta da proteção contra raios UV, abrasão e corrosão, proporcionando alta transparência e propriedade hidrofóbica, o que facilita a limpeza. 

Customização da pintura

Aos que desejam ir além da proteção da pintura e repaginar o visual do veículo, Moretti explica que existem outras opções.

A princípio, são em diversas cores e combinações de acabamento. 

Entre eles o alto brilho, fosco, metálico, aço escovado, fibra de carbono e cromado. 

“Pela Avery Dennison oferecemos inúmeras opções com esse objetivo, por meio da Supreme Wrapping Film, que apresenta desde tons pastéis até os mais vibrantes, em acabamentos brilhantes, opacos e acetinados, destaca o especialista.

Tempo para instalação e durabilidade das películas

O tempo para instalação dessas soluções pode variar de 2 a 5 dias, visto as características do veículo e tipo de película. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile