Pedágio Free Flow: o que é, como pagar e qual o valor da multa
Saiba todos os detalhes sobre o chamado pedágio Free Flow e veja como funciona o pagamento, assim como a multa aplicada; confira os detalhes!
Você já ouviu falar em pedágio Free Flow? Bem, trata-se de uma novidade que está cada vez mais presente no Brasil, e tem como objetivo facilitar o sistema de pedágios das vias.
No entanto, por tratar-se de algo relativamente novo, ainda há muitas dúvidas por parte dos condutores sobre como esse tipo de pedágio realmente funciona.
Para sanar todas as questões e evitar quaisquer surpresas, o Garagem360 traz todos os detalhes sobre o pedágio Free Flow: como funciona, forma de pagamento e valor da multa. Acompanhe!
O que é o sistema de pedágio Free Flow?
Quem nunca foi pego de surpresa ao passar por uma rodovia e deparar-se com um pedágio? Bem, apesar de informar-se sobre todo o trajeto a ser percorrido ser uma das responsabilidades do condutor, isso também é algo comum.
Normalmente, quando esse tipo de situação acontece, o condutor precisa ter dinheiro em mãos para arcar com o valor cobrado, ou, pelo menos, uma das formas de pagamento aceitas.
Entretanto, essa cobrança pode levar tempo, além de implicar a necessidade de praças públicas. Assim, surgiu a proposta do sistema de pedágio Free Flow.
O que é o pedágio Free Flow?
Basicamente, o pedágio Free Flow trata-se de uma espécie de cobrança eletrônica, onde o condutor não precisa parar para realizar o devido pagamento.
Como pagar o pedágio Free Flow?
Por se tratar de uma cobrança automática, muitos condutores ficam incertos de como isso pode acontecer, afinal, para onde vai o valor em questão?
Basicamente, há duas forças de passar pelo pedágio Free Flow: pela Tag ou pela leitura da placa. Isto é, a Tag é aquela assinatura que libera a passagem do veículo pelos pedágios também sem a necessidade de parda, a cobraça automática. Marcas famosas a ferecer o seriço são a ConectCar, Sem Parar, C6 Tag, Valoe e outras.
Por outro lado, a leitura da placa significa que, apesar do condutor não ter precisado parar no ponto do pedágio, ele ainda deverá realizar o pagamento manual.
Assim, será preciso se informar sobre qual rodovia ele está e qual o sistema local para a realização do pagamento, que, normalmente, é através de sites específicos.
E qual o valor da multa por falta de pagamento de pedágio?
O condutor que não arcar com o devido pagamento após a passagem no sistema de pedágio Free Flow estará cometendo uma infração de natureza grave.
Essa infração diz respeito à evasão de pedágio. Logo, ela consiste no pagamento de R$ 195,23. Além disso, o condutor ainda terá o total de 5 pontos somados a sua Carteira Nacional de Habilitação.
Por fim, é de suma importância se manter atento aos detalhes como o limite de velocidade e o prazo para pagamento.
Aproveite pra conferir: CNH Grátis é confirmada por governo e aprovados tem até dia 29 para se cadastrar no Detran