Pedágio Free Flow agora na Dutra; veja onde e evite multas

Pedágio Free Flow na Dutra: entenda o que é, como funciona, o que acontece se não pagar o pedágio, localidade da instalação e mais!

O Pedágio Free Flow, aquele sistema de cobrança em rodovias que não tem praça de pedágio, será ativado na Dutra. A seguir, o Garagem360 revela onde. Acompanhe!

O que acontece se não pagar o pedágio Free Flow?

Fonte: CCR RioSP/Divulgação

O infrator recebe uma multa grave, de acordo com o artigo 209 do Código de Trânsito. O valor é de R$ 195,23 e são somados 5 pontos na CNH do motorista. Contudo, os motoristas têm até 30 dias após a passagem para efeturem o pagamento. 

Pagamento do pedágio Free Fow pode ser feito de forma automática 

Nos veículos que têm tags ou adesivos de pagamento, como Sem Parar, a cobrança é feita de forma automática. Já para os carros sem essa tecnologia, o sistema capta a placa e emite a tarifa em aproximadamente 48 horas.  

Entenda como funciona o novo sistema de pedágio – Foto: Divulgação/Artesp

Leia também:

Onde ficará o pedágio Free Flow na Dutra?

A instalação será no trecho Guarulhos-São Paulo. O pedágio funcionará após a liberação da pista. A previsão é que isso aconteça até março de 2025, quando o CCR RioSP terminará as obras na Via Dutra. 

Porém o valor do pedágio ainda não foi divulgado nem pela CCR RioSP nem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Acredita-se que o custo será por volta de R$ 1,40.

Pedágio Free Flow ainda não tem boa aceitação no Brasil 

Kassio Seefeld, CEO da TruckPag, destaca que a falta de familiaridade do público com a nova tecnologia dificulta a implementação do serviço em nosso país. 

“A implementação do free flow requer um investimento inicial em infraestrutura. Isso inclui a instalação de sistemas de leitura de placas, câmeras, sensores e tecnologias de comunicação avançadas para garantir que todos os veículos sejam identificados corretamente ao passarem pelos pontos de cobrança”, destaca Seefeld.
Ele completa:
 

“À medida que mais testes forem realizados e o sistema for se adaptando à realidade brasileira, é possível que essa tecnologia ganhe mais espaço para as frotas pesadas e, eventualmente, também se torne uma parte integral do sistema rodoviário do país. Contudo, no Brasil, especialmente os processos legislativos tendem a ser burocráticos e demorados, o que retarda a adoção de novas tecnologias” completa o CEO da TruckPag.

O Garagem360 destaca que, conforme explicado pela concessionária, no momento em que o condutor entrar na pista expressa, a multa será cobrada. 

E você, o que achou da implementação do pedágio Free Flow na Dutra? Comente!

Leia também: Pedágio Free Flow em SP: levantamento mostra como é possível economizar até 52%

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile