PcDs podem comprar motos com isenção de impostos?

PcDs podem comprar motos com isenção de IPI, ICMS e IPVA. Veja os requisitos, quem tem direito (condutor e não-condutor) e como solicitar o benefício em 2025.

A busca por autonomia e liberdade no trânsito está cada vez mais acessível para Pessoas com Deficiência (PcD). Graças à possibilidade de isenções fiscais, a compra de motocicletas pode gerar uma economia significativa, abrangendo tributos federais e estaduais como IPI, ICMS e IPVA.

PcDs podem comprar motos com isenção de impostos?

Sim, as isenções visam facilitar a aquisição de veículos de duas rodas, promovendo inclusão social e qualidade de vida:

  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): Atualmente, existe um projeto de lei aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que prevê a isenção do IPI para a compra de motos ou motonetas nacionais com motor de até 250 cilindradas. É crucial acompanhar a conclusão da tramitação para a efetivação deste benefício.

  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IOF: Estes benefícios são regidos pelas regras de cada estado. Dependendo da legislação local, o PcD pode ter direito à isenção parcial ou total do ICMS, respeitando os limites de valor do veículo.

  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): Também é um benefício estadual e varia de acordo com a UF. A isenção não é automática e precisa ser solicitada, caso a legislação local a contemple para motocicletas.

PcDs podem comprar motos com isenção de impostos? – Foto: Reprodução/ Estadão

Quem tem Direito?

A isenção é direcionada a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O benefício pode ser solicitado tanto pelo condutor quanto pelo não-condutor PcD.

Para iniciar o processo de compra com desconto e garantir a segurança, o PcD deve seguir alguns passos:

  1. Verifique os Requisitos: Confirme os critérios específicos de cada imposto e a legislação do seu estado (especialmente para ICMS e IPVA).

  2. Consulte o Detran: Entre em contato com o Departamento Estadual de Trânsito para obter a documentação necessária e os procedimentos.

  3. Escolha o Modelo: Verifique com a concessionária qual motocicleta se enquadra nos requisitos (ex: cilindrada e nacionalidade) para a isenção de IPI.

  4. Adaptação (Se Necessário): Caso a condição do PcD exija alguma alteração na moto, a adaptação deve ser realizada exclusivamente em oficinas credenciadas pelo Detran.

Atenção: Como a isenção de IPI para motos ainda está em fase de tramitação, é fundamental que o interessado se mantenha atualizado sobre as publicações oficiais para garantir que não perderá nenhum benefício.

Leia aqui: Quais os melhores carros baratos para PCD para comprar com isenção em novembro? Veja 10 opções

Você está no processo de isenção? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.